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Projeto Chalet – Estudo Completo

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Qual foi o briefing, como criamos, modelamos e finalizamos esse projeto? Saiba todos os detalhes ao longo desse artigo.

 

Hoje queremos compartilhar com você um estudo profundo de um de nossos projetos favoritos: o Chalet.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre o cliente, o desenvolvimento do projeto, como criamos o 3D e também saberá detalhes sobre a construção das planta técnicas

 

PROJETO

Expectativas

O cliente adquiriu um grande terreno na cidade de Campos do Jordão, e planeja fazer um empreendimento com Chalets de alto padrão na região.

A ideia é criar diversos chalets para quem deseja se hospedar por pequenas temporadas e uma casa sede onde ficará a parte administrativa.

Uma das principais solicitações é utilizar materiais regionais, fazer uma construção de impacto mínimo e criar espaços que não precisem de muita manutenção.

Primeiro Contato

Fazer uma entrevista com o cliente é o ponto de partida. Nessa etapa você consegue entender melhor quais são as expectativas e qual é a linha que você deve seguir para unir o estilo do cliente e o seu.

Se ele gosta do seu portfólio, provavelmente já sabe para onde o seu raciocínio vai em suas soluções de projeto. Por isso é tão importante você ter um padrão de linguagem.

É como olhar um quadro e saber de qual artista é por conta da intensidade das pinceladas e da escolha das cores.

Trabalhar o seu portfólio, vai direcionar para você os clientes que deseja.

Além disso, nessa etapa de entrevista conseguimos identificar quais são os pontos principais e necessários, ou seja o programa de necessidade do projeto.
Para mapear esses pontos é necessário uma entrevista guiada com perguntas estratégicas.

Depois dessa entrevista para mapear o programa de necessidades, extraímos:

• Construção de impacto mínimo;
• Valorizar mão de obra regional;
• Utilizar material regional;
• Fazer algo dentro do mesmo estilo arquitetônico da cidade;
• Pensar em soluções que tenham o mínimo de manutenção possível;
• Pensar em uma logística de construção de baixo custo;
• Deck com espaço privado de lazer;
• Integrar chalets com a natureza, fazendo com que o externo se faça presente no interno.

Vimos que seria um desafio projetar algo para um lugar mais isolado. Construir além da capital exige logística redobrada, e queríamos uma obra limpa e que valorizasse a mão de obra local ao máximo.

Ao analisar o terreno, notamos uma topografia com poucos volumes, mas não queríamos simplesmente deixar tudo plano e por isso abraçamos na medida do possível as diferentes alturas do terreno.

 

 

Estudo inicial do projeto

Após reunir todas as premissas e ideias do cliente, podemos começar a avançar no estudo inicial do projeto.

Essa busca de referências é que pode te trazer ideias de qual caminho seguir.

Essa busca pode incluir imagens do local (terreno, entorno, região) e imagens da internet que é o meio de busca mais fácil atualmente.

 

 

Estudo da forma

Após buscar referências e entender melhor o que o cliente quer, partimos para o estudo da forma.

Utilizamos a geometria triangular que é uma das características da arquitetura local. O chalet precisava ser compacto, mas confortável e com um padrão simples de replicar.

Então tivemos que estudar bem qual seria a área da base do nosso “triângulo” para prosseguir com os estudos dos espaços definindo o banheiro e o mezanino que seriam os cômodos mais complexos de pensar nesse tipo de estrutura.

Estudar a forma antes de iniciar o projeto em si, é uma maneira de criar um embasamento para suas escolhas.

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Estudo da forma.

Partido

Com a forma definida, prosseguimos pensando na entrada principal, localização e tamanho do deck, acessos e como seria a fachada.

Aproveitamos o pequeno declive do terreno para criar o deck com uma altura diferente, fazendo uma espécie de encaixe.

Então chegamos ao seguinte formato:

Estrutura

Depois começamos a definir questões importantes para o projeto, como a estrutura.

Optamos por uma estrutura de Steel Frame em formato de A, dessa maneira teríamos uma construção com menos resíduo e seria mais fácil trazer tudo pronto para a instalação.

Assim a gente elimina dois obstáculos: resíduos e logística de transporte.

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Estrutura em Steel Frame, juntamente das coberturas e esquadrias.

Fechamentos

Para trazer esse estilo mais rústico e que tem relação com a arquitetura local, optamos por um telhado em que as águas são bem inclinadas.

Esse tipo de cobertura exige um tratamento diferenciado no momento da execução, afinal ele funciona como cobertura e também paredes. Para ajudar a entender melhor, criamos o detalhamento abaixo:

Revestimentos

Por que madeira?

Na parte interna, nós usamos madeira de reflorestamento em todo o Chalet.

👉 Criamos uma ideia de espaço mais amplo, e foi possível já que tanto o ambiente do térreo e o mezanino se conectam.

👉 Ideal para contrastar com as vigas, tornando o ambiente mais aconchegante.

👉 Importante ser de reflorestamento para ter uma obra limpa, já que esse revestimento foi um dos mais utilizados nesse projeto.

Deck

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Deck madeira teca

 

Para o deck a escolha foi madeira cumarú, que é resistente e ideal para parte externa.

Cimento polido

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Concreto polido

A escolha do cimento polido para o piso agiliza o processo da estrutura e já finaliza o acabamento do piso, pois enquanto o radier é concretado imediatamente passa-se o polimento para o mesmo ter o aspecto liso, é importante deixar juntas de dilatação para que nesse processo o piso não apresente rachaduras no futuro.

Essa escolha para o piso é bem resistente e não requer muita manutenção quando após a cura do concreto é aplicada a resina.

 

A escolha dos revestimentos deve levar em consideração o uso, pensando no volume de pessoas que passa por ali diariamente e na facilidade de manutenção. Assim você consegue prolongar a vida do seu projeto.

 

Mobiliário

Para facilitar a logística e valorizar o trabalho local, optamos por utilizar o máximo de mobiliário que é produzido na região. Também usamos a mão de obra local em itens de carpintaria, serralheria, marcenaria e estofados.

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Sala, Cozinha e Quarto

Completamos com alguns itens clássicos do design brasileiro como o Banco Mocho.

 

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Modelagem

Layout

Sabemos que a primeira etapa para muitos, é desenhar o levantamento ou o primeiro croqui em 2D.

Aqui na Lev, o nosso processo começa dessa maneira, mas já fazemos isso direto no Sketchup. Assim a gente já pode levantar as paredes e ver nossa “casca” pronta.

 

A partir dessa etapa, começamos a criar opções de layout para o nosso projeto.

Com a casca e o layout base definido, é hora de começar a especificar alguns materiais e mobiliários.

 

 

Nessa etapa, mais de uma versão de layout irá surgir, então essa é uma ótima maneira de já apresentar para o cliente de forma que ele consiga entender perfeitamente em 3D qual é a melhor opção para ele. Isso não exclui a planta técnica, mas é um algo a mais para agregar ainda mais valor ao seu trabalho e gerar confiança no cliente.

Por fim, o layout final escolhido ficou dessa forma:

 

Layout final – Dica: Use artes conceituais para deixar sua apresentação mais atrativa.

Terreno

Se você precisar criar curvas de nível no seu terreno, indicamos a ferramenta nativa do Sketchup, Sandbox. Ela é a ideal para trabalhar com curvas de níveis.

Foi com essa ferramenta que nós ajustamos os níveis que o terreno possuía.

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Entorno

Como procuramos facilitar o processo de modelagem, usamos alguns artifícios para ajudar nisso. Um deles é evitar modelar com detalhes o entorno.

Nesse projeto, usamos um background dentro do próprio modelo com as mesmas características da vegetação local. Assim temos um entorno realista, sem precisar modelar item por item.

Essa estratégia, junto com HDRI e Vegetação que vamos falar mais para a frente, deixam o entorno realista, mas sem pesar o arquivo.

Nós usamos uma imagem curva fictícia, mas você também pode usar uma imagem do entorno real.

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🔎 Onde encontrar? É possível encontrar no próprio 3D Warehouse, ou você pode adicionar qualquer imagem através de Menu Arquivo > Importar.
Ou mesmo buscar pelo termo “background” no 3D Warehouse.

Em breve  Lev Design também disponibilizará uma seleção para você!

Verificação

A verificação é uma das etapas mais importantes da nossa modelagem.

É nela que fazemos uma conferência de blocos, para ter certeza de que nada está fora do lugar. Aqui também fazemos os arredondamentos dos cantos.

Mas o que isso significa?

Já notou que uma marcenaria, ou qualquer outro item da vida real, não tem uma quina de aresta dura.

Eles possuem um leve arredondamento, e conseguimos esse efeito aplicando no material a função “edges”.

💡 Dica: Utilizamos o arredondamento das arestas nos itens com mais destaques em cada cena, como as vigas, marcenaria e bancadas. Assim a gente trabalha os detalhes nos locais que interessam e que estejam próximos a câmera.

Câmera

Para a escolha dos ângulos, levamos alguns pontos em consideração:

Ângulos fechados:

Muitas vezes queremos usar ângulos muito abertos para mostra que o ambiente é amplo, mas isso deixa tudo mais distorcido e tira a realidade da cena. Ângulos mais fechados são os mais indicados, pois eles se aproximam do olho humano e causam menos estranheza. Por isso, nós ajustamos o campo de visão.

 

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Ângulo fechado 20º (render final)

É claro que isso não é uma regra que nunca pode ser mudada, mas esse é um artifício que usamos em 90% de nossas imagens, principalmente em ambientes internos.

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Ângulo fechado 20º (render final)

#MaceteSketchup

Por aqui ajustamos o ângulo de abertura em graus (dregees), mas se o seu Sketchup estiver em milímetros (mm), você consegue alterá-lo sem problemas.

Clique no ícone “imagem ícone*“, depois digite o valor em graus que você deseja + degrees. Depois aperte o Enter.

Ex: 35degrees > Enter.

Composição de cena

Para composição de cena, nós utilizamos princípios psicológicos da Gestalt para definir nossos ângulos.

Simplificando o termo, Gestalt é um conceito onde foram criadas Leis que indicam que quando aplicadas o nosso cérebro tem percepções mais aprimorada das formas e consequentemente, do todo.

Nesse projeto aplicamos alguns conceitos de Gestalt como:

◾ Continuidade

 

Nesse princípio, você vê parte da imagem e sua mente completa o restante. Sabemos que a direita da imagem temos o restante do sofá. E a textura na horizontal reforça ainda mais o conceito, pois ela direciona nossa olhar.

◾ Proximidade

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Aqui nós agrupamos itens semelhantes em cena. Cadeiras, pratos, vasos da mesa… Assim temos a sensação de organização na imagem.

💡 Dica: Utilize as imagens da sua pesquisa de referências para usar como inspiração na hora de criar suas cenas.

 

Iluminação

Dramaticidade

Sabe quando você olha para uma foto em uma revista e você sente algumas sensações? Você consegue imaginar se o ambiente é frio ou quente, se é aconchegante, ou se está claro e por isso é uma manhã de sol…

São vários fatores que influenciam nesses sentimentos e faz parte do nosso trabalho fazer com que nossos clientes se sintam tocados de alguma forma. Somos fotógrafos de certa forma, não é mesmo?

Para atingir a expectativa e encantar o cliente, nós criamos imagens renderizadas e geramos emoções através delas.

Por isso, nesse projeto, aplicamos dramaticidade com contraste de iluminação gerando uma sombra das árvores na construção.

 

 

Configurações de Câmera

Se tem algo que nós nunca deixamos de fazer quando o assunto é iluminação, é ajustar os parâmetros de câmera.

Não sei se você já teve a oportunidade de acessar as configurações de uma câmera, mas note que todo o fotógrafo faz alguns ajustes de acordo com cada tipo de iluminação do local que ele vai fotografar.

Pra gente é a mesma lógica. Nós fazemos ajustes na nossa câmera para captar mais ou menos claridade de acordo com as características de luz do local que estamos projetando.

HDRI

Escolhemos um HDRI com um céu azul, para criar um contraste com a paisagem. Notamos algumas referências parecidas nas nossas pesquisas.

Veja como é importante para diversas etapas ter essa base bem definida. Conseguimos tirar delas diversas referências. Desde ideias para o projeto em si, até o tipo de iluminação que queremos para nossa cena.

Luzes de Apoio

As luzes de apoio são um recurso que usamos para levar mais luz para dentro do interior. Isso porque não temos a referência de um sol real, por isso damos essa ajuda para a luz chegar dentro do ambiente, além da gente conseguir controlar melhor essa claridade que entra.

 

Se notar, nós mudamos o retângulo de luz para o formato de Elipse.

Percebemos que em uma abertura com um formato diferente, a iluminação em formato retangular criava uma iluminação muito marcada. E foi testando que descobrimos que esse formato funciona muito melhor para esse caso.

Por isso a importância de não engessar suas opções. Tenha um plano, mas não tenha medo de sair mudá-lo um pouquinho se for necessário. Lembre-se: cada projeto tem uma iluminação única, por isso temos que saber bem cada estratégia para saber qual vamos usar em cada caso.

Background

Já falamos sobre a escolha do Background, mas essa etapa aparece aqui novamente pois temos que fazer algumas configurações para garantir que ele fique correto e não gere uma sombra no nosso projeto. Por isso nós ligamos a opção Cast Shadows.

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Configurações Cast Shadows.
Versão: V-Ray 4.2

Com essa opção ativada, o sol ou qualquer outra fonte de luz consegue atravessar as texturas.

 

Materiais

A ideia é compartilhar com você os principais materiais de cada projeto nosso e te ensinar a configurar dentro do jeito Lev!

Isso porque a gente gosta de simplificar e vamos mostrar para você que com configurações simples, você garante uma qualidade fantástica.

💡 Dica: O primeiro passo para garantir uma boa configuração é escolher uma textura de qualidade.

👉 Sem repetições – Faça a busca da textura junto com o termo “Seamless”. Isso ajuda a encontrar imagens que não tenham repetições ou sombra na borda.

👉 Média ou alta qualidade – A imagem deve estar em uma boa qualidade para garantir que no projeto ela não ficará “pixelada” e sem resolução.

Telhado

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Textura que utilizamos no telhado.

Em todos os materiais, nós sempre colocamos um pouco de Reflection e Glossines. Isso porque toda textura na vida real tem um pouco de brilho.

Além disso, nós incluímos um mapa bump usando como base a própria textura.

  1. Selecione o material com o conta gotas do Sketchup;
  2. Copie a textura que está no quadrado em xadrez azul do Diffuse, clicando com o botão direito do mouse e depois em Copy.
  3. Ative o mapa Bump. Depois clique no quadrado xadrez e escolha a opção Color Correction.
  4. Tire toda a saturação da imagem e faça ajustes do Brilho e Constraste.

Fogo (lareira)

O material do fogo da lareira é apenas uma imagem em 2D, que configurada corretamente, dá esse efeito de fogo realista.

Nesse Link do Nosso Canal no Youtube te ensinamos como configurar o fogo no V-Ray

Configuração avançada

Para finalizar, utilizamos proxys para dar acabamento. Queríamos uma vegetação que emoldurasse nosso projeto. E a solução para usar vegetação em grande quantidade são os proxys.

Revisão final

Sempre fazemos um render teste para garantir que está tudo no seu devido lugar.

Graças a essa verificação, descobrimos um erro no Background, onde após diversos testes, identificamos que a face aparente, era a face cinza.

A face cinza padrão do Sketchup sempre gera erros, por isso tivemos que invertê-la para garantir que funcionasse corretamente.

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Background com a face cinza.

Esses passos de verificação são importantíssimos para evitar retrabalhos. Também fazemos outras checagens como:

👉 Objetos flutuantes;

👉 Materiais que não foram renderizados corretamente;

👉 Algum retângulo de luz que esquecemos de ativar a opção Invisible;

👉 Algum item que deveria estar oculto, mas por algum motivo, não está.

Conseguimos identificar e ajustar esses erros e outros antes do render final que normalmente costuma demorar um pouco mais.

 

Renderização Final

Configurações do Render

Ajustamos a configuração para render final e adicionamos os Render Elements para nos ajudar na pós produção.

Mas o que são render elements? O V-Ray nos oferece vários canais onde podemos fazer ajustes específicos de iluminação, refração, reflexo, etc.

Render Elements

  • Material ID / Render ID
  • Raw Light
  • Raw Reflection
  • Denoiser

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Photoshop

Ajustes Básicos

Nenhum fotógrafo deixa de editar suas imagens, e com a gente não seria diferente. Com o Photoshop conseguimos realçar nossas cenas, deixando elas ainda mais realistas.

O primeiro ajuste é adicionar os canais de render.

Ajustes avançados

Aplicamos uma camada branca para deixar as árvores com uma cor menos saturada.

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Máscara ao redor da construção > Divisão > Opacidade: 15%

Usamos essa árvore para criar um efeito de sombra no nosso deck.

Ajustamos o contraste com a opção Níveis para deixar a sombra mais aparente.

 

Antes x Depois – Pós produção

Imagens Finalizadas

Esse é o resultado do render final. Você acompanhou com a gente o processo completo feito aqui na Lev e deu para perceber como ter processos é importante, não é mesmo?

Se quiser saber mais sobre nosso processo e aprender com a gente, clique aqui e conheça a metodologia Lev Render.

 

Plantas Técnicas

Aqui na Lev, nós utilizamos o programa LayOut para Sketchup para criar nossas plantas.

Como a qualidade fica fantástica, essa foi uma forma que nós encontramos de encantar o cliente mais uma vez na apresentação.

Veja outros benefícios de utilizar o Layout para Sketchup:

👉 Maior facilidade de entendimento, evitando alterações.

👉 Melhor comunicação com o fornecedor, que consegue entender com clareza o que deve ser executado.

👉 A planta técnica consegue ser inserida facilmente na apresentação, sem parecer que está ali perdida totalmente fora de contexto.

👉 Produção e revisões mais rápidas, já que fazemos tudo com base no 3D do Sketchup.

#MaceteLayout

É possível adicionar alguns itens como imagem no Layout. Assim fica um sistema muito parecido com o Photoshop, sendo possível adicionar fundos, efeitos e figura humana.

Fachada com Especificações

 

 

Todos esses conteúdo foram desenvolvidos utilizando o Layout do Sketchup com a metodologia do Lev Layout PRO

 

 

 

Multiplicação de Conteúdo do Projeto – Explorando Artes Conceituais

Projeto por: Lev Design

Área: 65m²

Programas utilizados para produção de todo o material que você viu nesse artigo:

  • Sketchup
    • V-Ray
  • Photoshop
  • Layout

Metodologias: Lev Render, Lev Layout PRO e Lev Conceito

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