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Como Fazer Prospecção de Clientes Atuando em Home Office

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Fazer prospecção de clientes atuando em home office é uma preocupação comum entre arquitetos e designers. Afinal, além de lidar com a crise, é preciso enfrentar um cenário cada vez mais saturado.

Trabalhar em casa foi uma das alternativas encontradas para “achatar a curva da transmissão do coronavírus”. Entretanto, muita gente fica sem saber como prospectar clientes atuando em home office.

Nesse hiato, resolvemos selecionar algumas dicas que julgamos fundamentais para quem está começando a vivenciar essa realidade, que para tantos outros, já era bastante comum.

Leia também: “Conquiste o cliente com uma apresentação inovadora”

O Primeiro Passo para ter Sucesso na Rotina Home Office

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Antes de tudo, você terá que avaliar algo muito relevante: seu mindset. 

A mentalidade é algo que pode dizimar o sucesso de qualquer profissional, independente do seu segmento.

Muitas vezes, alguns arquitetos e designers acreditam que para prospectar bons clientes e conseguir o tão sonhado reconhecimento, é preciso criar uma super estrutura física.

Ou seja, algumas pessoas ainda estão presas ao estereótipo de que sucesso é sinônimo de escritório chique em edifício renomado.

No entanto, a verdade não é bem essa!

Por isso, saiba que você pode sim, prospectar clientes atuando em home office. Aliás, essa tem sido a realidade de muitos profissionais (ótimos profissionais, diga-se de passagem), que há muito tempo atuam exclusivamente em home office.

Trabalhar em casa pode ser um desafio solitário. Não é fácil ter que lidar com inúmeras tarefas sozinha(o). Mas, através de organização, disciplina e profissionalismo, você conseguirá construir uma boa cartela de clientes.

Como prospectar clientes atuando em home office?

prospecção

Tendo eliminado algumas possíveis crenças limitantes, vamos às dicas:

Identifique o que é essencial e aceite as limitações

Quando iniciamos um projeto, é preciso organizar tudo àquilo que é fundamental para sua estrutura, certo? Nesse sentido, faça o mesmo com relação a sua intenção com o home office.

Em outras palavras, relacione o que é fundamental para criar uma estrutura condizente com os resultados que deseja almejar.

Por exemplo, obviamente, que com a quarentena obrigatória, você não receberá clientes em sua casa. Todavia, pode precisar de uma mesa iluminada para desenhar croquis.

Contudo, nem sempre temos espaço suficiente para fazer tudo o que faz no seu escritório. E aí, é fundamental definir o que realmente é essencial para você trabalhar.

E se ao invés de ter duas mesas, você tiver uma única bancada? Ou ainda, se optar por uma mesa L, que pode te ajudar a resolver essa questão?

Perceba que o trabalho em casa demandará ajustes em sua rotina e, para prospectar clientes atuando em home office é importante manter a calma e tranquilidade na escolha do que é prioridade, eliminando àquilo que não é.

Organize seus projetos em nuvem

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Quando você trabalha com esse modelo de organização consegue ter agilidade em abordar clientes ou mesmo, apresentar ideias para eles.

Ao simplificar a rotina e melhorar a organização de suas tarefas, você é capaz de atender mais clientes em um menor tempo. Ou seja, você passa a otimizar processos, que porventura, poderiam atrapalhar negociações e te fazer perder novos negócios.

Muitos arquitetos e designers já trabalham com a organização baseada em nuvem.

Isso quer dizer que criam pastas com portfólios, projetos, propostas, conteúdos digitais, contratos etc – tudo a fim de melhorar sua interação com o cliente, fazendo com que consigam apresentar suas ideias rapidamente sem dar margem para grandes objeções.

 

Foque no Atendimento Online

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Aqui no blog da LEV nós já compilamos diferentes ideias de como ter presença digital, com a finalidade de fazer seu negócio decolar.

Isso porque, acreditamos no poder que o mundo digital nos oferece!

A saber que, com o advento da internet o modo como nos relacionamos com os outros foi drasticamente alterado, é preciso compreender e aceitar como isso pode ser vantajoso em nossas interações com os clientes.

Por isso, através de algumas ações simples, você conseguirá prospectar clientes atuando em home office facilmente. Por exemplo:

  • Responder e-mails com objetividade – Não deixe seu cliente em dúvida. Esclareça suas questões e quebre objeções sem criar delongas. Evite a linguagem técnica e seja específica(o) ao apresentar suas ideias de alterações, ou inovações no projeto.
  • Ofereça suporte e um canal de fácil acesso – Os aplicativos de mensagens instantâneas podem e devem ser utilizados ao seu favor. Ainda que você estabeleça um horário de atendimento (por exemplo, das 9h às 18h de segunda à sexta) é importante demonstrar que você é alguém disponível. A ideia de que você é muito ocupada(o) e inacessível pode afastar os clientes.
  • Esteja presente nas Redes Sociais – Além de usar Apps de mensagens, foque em sua presença nas mídias sociais, pois a maioria dos clientes está lá e, eventualmente, também irá supor que você esteja. Responda DMs e comentários, crie Stories que estimulem a interação entre você e sua audiência etc.

Você também pode gostar de ler: “6 Dicas para manter a constância nas postagens do Instagram”

Automatize sua Produção para prospectar clientes no home office

prospectar de home office

Para prospectar clientes atuando no home office é necessário automatizar os processos. Afinal, isso também faz parte da organização do trabalho, ainda que ele seja realizado em casa.

Se para atrair clientes você precisa:

  • Manter o portfólio atualizado,
  • Produzir conteúdo para as redes sociais;
  • Ter tempo para realizar um atendimento de excelência;
  • Entregar projetos dentro do prazo…

Significa que é preciso otimizar tudo, do contrário, as 24 horas do dia não serão suficientes!

Nesse sentido, você pode investir em alguns fatores básicos, como por exemplo:

Criar um plano de marketing

Através do plano de marketing dá para implementar um sistema funcional, que te ajude a responder os clientes de acordo com suas necessidades (criando categorias), bem como, de acordo com “sua ordem de chegada” (considerando as datas dos pedidos de orçamento, por exemplo).

Isso pode ser feito por meio de um CRM de atendimento, ou ainda, através de um cronograma manual. O importante é garantir que tudo fique bem organizado.

 

Estabeleça sua Autoridade na Internet

autoridade na internet

Atualmente, está cada vez mais comum encontrarmos blogs e canais no Youtube de arquitetos e designers, que dão dicas de decoração e falam sobre reformas e revestimentos.

E você sabe por que eles estão fazendo isso?

Porque através da presença digital eles conseguem construir e estabelecer sua autoridade na internet.

Quando você se dedica a ensinar pessoas na internet, passa a ser visto como alguém que têm propriedade no assunto.

Ou seja, se você é designer de interiores e fala sobre projetos residenciais, passa a se tornar uma autoridade no tema toda vez que publica um vídeo ou um artigo sobre ele.

Através dessa simples estratégia é possível atrair milhares de seguidores na rede. Como resultado, muitos clientes em potencial também serão atraídos, o que por sua vez, irá expandir sua cartela de clientes, aumentando seu faturamento.

Portanto, para prospectar clientes no home office…

… você só precisa de dedicação e criatividade!

A organização e a inovação por si só, são grandes aliadas na prospecção de clientes para profissionais da área.

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