Presença Digital: Como fazer o seu negócio decolar

Há tempos, a indicação deixou de ser a única opção para profissionais da área de arquitetura, dando espaço para novas formas de se fazer negócios, sobretudo, na internet. 

O resultado disso, é a necessidade de se construir uma boa presença digital para prospectar clientes e fortalecer a carreira.

Em função dessa nova realidade, surgiu o marketing décor – metodologia focada em atrair clientes e construir autoridade de designers de interiores e arquitetos, através das redes sociais.

Muitos profissionais que estão iniciando suas carreiras, se adaptam com facilidade a essa realidade.

No entanto, existem profissionais mais experientes, que ainda preferem as mídias tradicionais.

Mas será possível viver nesse mercado, sem construir uma presença digital? 

Além disso, compartilhar experiências e oferecer dicas práticas pela internet, pode significar a perda de clientes?

O que significa ter Presença Digital?

presença digital

Ainda hoje, alguns profissionais relutam em iniciar sua presença digital, por ter receio em perder clientes.

Muitas pessoas acreditam que ao expor seus processos e resultados, podem acabar perdendo a oportunidade de fechar novos projetos.

Contudo, esse pensamento compromete a chance que o arquiteto ou designer tem, de se tornar autoridade no assunto e virar uma referência no mercado.

O conceito de presença digital, é justamente esse: estabelecer uma comunicação direta com o cliente, entregando um material relevante e que agregue valor na vida dos usuários. 

Em contrapartida, essa ação aumenta sua credibilidade perante o assunto abordado, o que demonstra seu alto domínio e garante novos contratos.

 

Qual a importância dessa estratégia para Escritórios de Arquitetura?

importância para escritórios

Ainda que a internet seja uma terra de ninguém, é preciso dizer que ter um site continua sendo o melhor cartão de visitas online de todos os tempos.

Acontece que o poder por trás dessa ferramenta, está muito além de simplesmente apresentar um portfólio. 

É preciso dominar as oportunidades que um site oferece, e assim, conseguir promover sua marca de um jeito inteligente.

Quando falamos na importância da presença digital para o seu negócio decolar, nos referimos às inúmeras possibilidades de fazer o seu negócio online ser notado, que por sua vez, gera um aumento no faturamento.

A começar pelo site, sua marca tem a possibilidade de aparecer nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, que é capaz de conectar seu escritório com o seu público-alvo.

Dentro dele, você pode incluir um portfólio, cases de sucesso, materiais gratuitos com dicas e tutoriais etc.

A partir desse primeiro contato, é possível estabelecer um canal de comunicação direta, por meio de formulários de contato, número de telefone, WhatsApp… 

A junção desses elementos define se a sua marca é ou não, confiável para ser consumida.

Portanto, criar uma presença digital é fundamental para garantir que o seu escritório de arquitetura seja respeitado na rede.

Vantagens para o seu negócio

Vantagens para o negócio

E quais são as principais vantagens de ter uma presença digital?

Resumidamente, podemos citar 4 grandes benefícios:

Aumento no faturamento

O primeiro deles, é sem dúvidas, o mais desejado: aumento do lucro.

Quando você constrói uma boa estratégia digital, é capaz de triplicar o faturamento da empresa, através da venda de produtos e serviços.

Supondo que além de criar projetos, você queira promover cursos online. A internet é o melhor canal para isso, correto? Afinal, os consumidores já estão no caminho certo para encontrar e consumir o seu produto.

Fortalecimento de marca

Se você acabou de se formar, nada melhor do que utilizar a internet para construir sua marca e fortalecer o seu negócio.

O potencial de visibilidade que a rede oferece é gigantesco, e sem isso, você dificilmente conseguirá ter mais relevância no mercado.

Aprendizado

Nada melhor do que estar na internet, para descobrir como lidar com ela.

Para aprender a utilizar as ferramentas disponíveis e entender como funciona as melhores plataformas de divulgação, é preciso desbravar as possibilidades.

Além disso, a internet aproxima você de seus clientes, dando espaço para a identificação de falhas na comunicação. E esse processo é importante para maximizar sua experiência na rede e melhorar o potencial do seu negócio.

Potencializa o alcance 

Através da presença digital, você consegue aumentar o alcance da sua marca.

Ou seja, se antes o seu escritório apenas atendia clientes da sua cidade e região, por meio da internet tem a chance de atender outras localidades mais distantes.

Existem profissionais que atendem outros estados e até mesmo, outros países – por oferecem canais virtuais de comunicação.

 

Como começar uma estratégia de presença digital?

presença digital

A primeira dica para arquitetos e designer de interiores é, focar em um nicho dentro do seu nicho.

 “Como assim?”

Quando você foca em determinado segmento dentro do seu nicho de atuação, a taxa de conversão é muito maior.

Em outras palavras, a melhor coisa a se fazer é identificar sua persona (público em potencial) e oferecer soluções específicas para esse público.

Mesmo que, menos pessoas sejam impactadas por suas ações digitais, as chances de vender para elas aumentam. 

Isso porque, você direcionou sua estratégia para quem realmente tem interesse em consumir o serviço ou produto de você.

Existe um número importante sobre o Marketing Digital, que é preciso compreender para então, investir em estratégias digitais. 

Quase 90% dos processos de decisão e compra, se iniciam através da internet.

Portanto, é preciso ter em mente um público bem definido para conseguir alcançar os resultados desejados e assim, fazer com que seu negócio consiga decolar.

Dicas para criar uma Presença Digital impactante

Anote aí, tudo o que é preciso para consolidar sua marca na rede:

Criar um Blog de Arquitetura

Você já sabe que o site é o seu cartão de visitas, mas sem um blog, dificilmente alguém irá acessar seu site.

O blog de arquitetura será responsável por atrair visitantes orgânicos para o seu site. 

Isso significa, que ao realizar uma pesquisa no Google, com um termo relacionado aos seus serviços, existe uma boa chance do usuário ser direcionado para dentro das suas páginas.

Mas isso só é possível, quando você cria um blog, insere ele dentro do seu site e alimenta-o regularmente.

Em outras palavras, para ser encontrado na internet de maneira orgânica, é preciso publicar conteúdo relevante regularmente.

O Google nos revela um número bastante preciso, de sites que se mantém nas primeiras posições através de tráfego orgânico. 

Segundo o buscador, blogs que publicam 16 artigos por mês, conseguem se manter nas primeiras posições do buscador.

Portanto, quanto mais conteúdo você oferecer aos usuários, maior será a chance de ser encontrado na rede. Além disso, por meio da entrega de conteúdo, sua marca se fortalece, ganha autoridade no mercado e consegue captar mais clientes.

A maior vantagem de investir em um blog, é o custo-benefício

Apesar dos resultados serem mais lentos, pois a construção de audiência orgânica é gradativa. 

Se comparado ao investimento com links patrocinados, o custo com conteúdo orgânico é bem mais baixo.

Um CPC (custo por clique) do Google Ads (plataforma de anúncios pago do Google) para determinados nichos, pode chegar a R$150,00. 

Ou seja, para realizar apenas uma conversão através de um anúncio, alguns profissionais precisam gastar esse valor.

o tráfego orgânico é contínuo e atemporal, ou seja, a qualquer momento diversos usuários podem chegar até o seu conteúdo, independentemente de quando o artigo foi publicado, por exemplo.

Redes Sociais para Arquitetos

É claro que não é apenas de site e blog que um arquiteto(a) vive. Ainda mais, porque essa área implica no uso de imagens e é preciso focar nisso, para conseguir apresentar todo o seu potencial.

Mas você precisa entender que cada rede social possui uma particularidade, e por isso, é necessário conhecer as características de cada uma delas, e assim, compreender como utilizá-las corretamente.

Algo primordial a se saber sobre as mídias sociais, é que assim como no blog, é preciso manter a consistência das publicações.

Seja no Facebook ou no Instagram você precisa criar um calendário editorial, lançar publicações diárias e se aproximar dos seguidores, seja por mensagens, comentários ou curtidas.

Tanto a periodicidade das publicações, quanto a interação com os usuários melhoram o engajamento das redes e garantem uma presença digital forte e bem estabelecida.

Conclusão

Apesar de parecer ser algo fácil de se fazer, é preciso disciplina e dedicação para construir uma presença digital que cause impacto em seus clientes.

Para isso, muitas ferramentas que ajudam na criação de sites e blogs estão disponíveis na internet. Vale a pena conferir!

Além disso, aqui no site existem materiais gratuitos que auxiliam na construção de incríveis projetos de arquitetura e decoração.

O importante é ter foco e trabalhar em prol do seu sucesso digital!

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