LEV DESIGN

Como Aplicar Alta Performance para Arquitetos e Designers

compartilhe

3 Dicas Infalíveis: Será que você já coloca elas em prática?

 

Existem diversas dicas para fazer o nosso dia a dia mais produtivo e saudável. Se alimentar bem, fazer atividade física, dormir 8 horas por dia, etc. Nesse conteúdo nós não vamos falar sobre essa lista que já conhecemos, e sim dar 3 dicas infalíveis que arquitetos e designers precisa saber para alcançar a alta performance.

 

Sim, aqui na Lev praticamos todas elas em nossa rotina.

 

E o nosso objetivo é mostrar uma rua já pavimentada para que você não tenha que reinventar a roda, e construir todo o seu caminho do zero.

 

Vamos compartilhar com você ferramentas e truques que usamos na nossa empresa, em todos os nossos processos.

 

Continue lendo…

 

Dica #1: Rotina e Planejamento

Alta Performance para Arquitetos e Designers

 

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte lista de tarefas para cumprir no dia:

  • 500 plantas para entregar;
  • 200 revisões para fazer;
  • Renderizar inúmeras imagens;
  • Visitar obras;
  • Planilhas de orçamento para preencher;
  • Criar apresentação e conteúdo para mídias digitais;
  • Responder e-mails…

 

Você pode imaginar que definir qual é a prioridade de cada uma dessas tarefas seja muito complexo, mas esse pensamento pode fazer você se sentir ocupado ou ansioso, e pode provocar uma sensação de vazio ou frustração.

 

E não é difícil se sentir assim hoje em dia, afinal, são tantas distrações ao nosso redor, com mídias sociais e informações de todos os lados, esse quadro pode se agravar.

 

Aquela sensação que passou o dia e você não fez nada. Quem nunca sofreu muito com isso?

 

Mas fica tranquilo, ser o melhor que você pode ser é mais simples do que você imagina.

 

Por isso, a regra de ouro é planejar. Ou seja, planejamento de rotina é igual a liberdade.

Planejar suas metas irá te ajudar a não adiar a realização. Se você souber que tem um bloco de horas para terminar uma tarefa, fará o que é preciso para concluí-la nesse prazo, sem postergar sua execução. E mesmo que as tarefas mudem a cada dia, elas normalmente estão dentro de temas referentes a cada assunto.

 

Como fazemos por aqui…

 

A Mari, co-fundadora da Lev, por exemplo, lida com tarefas múltiplas que variam todo dia.

Então ela anotou todas as tarefas em um rascunho, e percebeu que todas elas estavam dentro dos temas macros:

  • Financeiro
  • Sucesso do cliente
  • Vendas
  • Marketing

Dessa forma, ela dividiu suas tarefas da seguinte maneira:

  1. Parte da manhã: Financeiro e reuniões com clientes
  2. Parte da tarde: Marketing e vendas
  3. Parte da noite: Estudos e desenvolvimento de novas habilidades

Com esse entendimento macro de como vai funcionar o dia, ela partiu para a próxima etapa: Usar alguma ferramenta que possibilite o gerenciamento das tarefas. No início, papel e caneta para rascunhar sua rotina é suficiente, mas pode ser que você precise de algo mais elaborado para gerenciar tudo isso no dia a dia.

Existem muitas opções no mercado, mas o que nós usamos é o aplicativo Todoist para organizar os temas macros e o Trello para os processos. Ambas são ferramentas gratuitas.

 

Mas, a rotina semanal também pode variar. Por exemplo:

Segunda, quarta e sexta: são dias para criação de conteúdo. As terças e quintas são dias em que ela busca as novidades do mercado e define o que ela pretende estudar e trazer para a Lev.

Todos por aqui utilizam esse formato de organização, dessa forma não ficamos pulando de galho em galho ou tentando fazer mil tarefas ao mesmo tempo.

Além disso, entendemos que cada item da lista tem o seu momento para ser executado. Por isso, saber gerenciar uma tarefa é fundamental. Facilita o processo e você consegue concluí-la com muito mais rapidez.

Dessa maneira, você foca no que você precisa de fato fazer.

Alta Performance para Arquitetos e Designers

 

É claro que tem as interferências que ocorrem ao longo do dia e não podemos ignorar.

Um cliente no telefone, e-mails para responder, uma urgência na obra.

Nesse caso, considere 30 minutos a mais ao planejar o tempo que levará para executar as tarefas.

 

Anota aí

Então, o passo a passo é muito simples:

  1. Anote as tarefas que costuma fazer no seu dia a dia;
  2. Encontre os temas macros que essas tarefas se encaixam;
  3. Divida seu dia em blocos e organize os temas macros para cada bloco;
  4. Use um Todoist ou similar para anotar as tarefas desses temas para realizar na semana, e estabeleça até que dia precisa cumprir cada tarefa.
  5. Preveja possíveis interrupções como e-mails para responder ou ligação de clientes e considere um tempo para elas.
  6. Crie um calendário geral com os compromissos futuros, como reuniões com clientes, visitas a obra, idas às lojas parceiras. Dessa forma nenhuma tarefa se sobrepõe a esses compromissos já firmados.

E é muito importante aplicar essa primeira dica antes de ir para o próximo passo que irá fazer arquitetos e designers alcançarem a alta performance no seu dia a dia. Portanto, é importante organizar e enxergar todas as nossas tarefas para:

 

Dica #2: Saber a Diferença Entre Estar Ocupado e Ser Produtivo

Alta Performance para Arquitetos e Designers

 

Parece contra-intuitivo, mas se você tem prioridades no seu dia, você não tem uma prioridade.

Não existe plural em prioridade. Portanto, demorar a entender isso vai te fazer passar um bom tempo ocupado, mas não necessariamente produzindo.

 

Você fica tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo, e se engana ao achar que isso é ser produtivo. Nós já chegamos a perder dias inteiros fazendo coisas que não utilizamos no projeto, por na época não conhecer o poder da estratégia junto com uma metodologia clara e bem definida.

Como você pode ver, todos aqui no escritório sofriam da síndrome do falso trabalho. Aquela impressão de que você está correndo para chegar mais rápido ao seu objetivo, mas quando na verdade você pegou o caminho mais longo.


Então, entendemos que quando você dispersa seu tempo e energia com várias tarefas e objetivos é isso o que acontece: Você dissipa energia para todo lado e não avança muito para lugar algum.

 

Mas com foco e sabendo dizer não para o que não é prioridade, o resultado pode ser muito diferente. Dessa forma, ficará fácil visualizar o caminho que vocês arquitetos e designers devem seguir para ter uma boa performance na sua rotina de trabalho.

 

Dica #3: Estabeleça Processos
Alta Performance para Arquitetos e Designers

Aqui na Lev, tudo é processo. Por isso, até para produzir imagens 3D, nós pensamos sempre em uma “produção em série”.

 

Por isso, fazemos assim para produzir nossas imagens 3D:

  1. Pesquisa de referência;
  2. Estratégia para aquele tipo de projeto;
  3. Planejamento;
  4. Modelagem;
  5. Blocos 3D;
  6. Texturização;
  7. Definição das cenas;
  8. Preparação do arquivo para o render;
  9. Render teste: luz e materiais;
  10. Render final.

Dentro desse checklist existem desdobramentos ou subtópicos, mas seguimos essa sequência, como uma receita de bolo.

 

E o que acontece com frequência é arquitetos ou designers misturarem as etapas, e dessa forma não chegam nem perto de alcançar a alta performance.

 

Começa a modelar, interrompe no meio e coloca algumas texturas na volumetria, depois começa a colocar blocos 3D, volta para modelagem…

 

E assim, fica indo de um tópico para outro, sem finalizar nenhum. Quando no final do dia se dá conta que o tempo passou e não saiu do lugar.

 

Então, primeiro faça toda a modelagem. Toda mesmo! Só quando terminar, insira os blocos 3D, aplique as texturas e faça alguns ajustes para que fique do jeito que pensou e assim por diante. Dessa forma, os processos ficam claros e as etapas mais fáceis de serem concluídas.

 

Você verá sua produtividade aumentar de 5 a 7 vezes mais.

 

resumindo

 

Os processos te permitem ter mais produtividade e consistência, e nós buscamos aplicar processos em tudo que podemos.

 

Então, Temos eles anotados para não ter que nos preocupar se vamos esquecer ou não de fazer.

 

Além disso, executar dessa forma vai liberar espaço na sua mente para criar, projetar e executar.

 

Hoje, compartilhamos com você 3 dicas para arquitetos e designers alcançarem a alta performance. Nós temos diversos cursos que podem te ajudar a melhorar e otimizar seu tempo, sua rotina e seus projetos.

[edgtf_button size=”” type=”” text=”Conheça aqui a metodologia Lev para produção de projetos.” custom_class=”” icon_pack=”font_awesome” fa_icon=”” link=”https://levdesign.com.br/area-de-cursos/” target=”_self” ]


Com um caminho claro, e com um bom planejamento você vai economizar anos de tentativa e erro para já alcançar resultados logo na primeira semana.

Não se esqueça de contar para seus amigos como você melhorou sua produtividade, compartilhe esse artigo!

E se quiser receber conteúdos como esse no seu e-mail, cadastre-se na nossa lista VIP.

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.