Sketchup é um programa de 3D muito usado na área de Arquitetura, Design Interiores e Decoração
São mais de 30 milhões de usuários no mundo. O programa mais usado de modelagem 3D.
Apesar de ter outros programas como o Revit, 3D Max, Maya, Blender e Rhinoceros que trabalham com modelagem, o Sketchup é o mais aceito por ser simples e intuitivo, que te permite ter uma curva de aprendizado muito rápida.
Mas você conhece o que ele tem de melhor e os diferentes tipos de resultado que ele oferece? Como ele está inserido no mercado de trabalho e qual a sua integração com outros programas?
É justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
E todos têm um ponto de partida.
Bem, há cerca de 9 anos recebi um convite da universidade que cursei para representá-la, junto com outros dois participantes, em um Concurso de Estudantes de Arquitetura para Bienal de São Paulo.
Essa foi minha primeira experiência com o software.
Fiquei encantada com o programa. Dali em diante não parei mais. Foi como desvendar um terreno desconhecido.
Hoje uso o Sketchup para modelagem, V-Ray para renderizar, Photoshop para Pós-Produção, o Lumionpara vídeo, o Premiere para edição de vídeo e o After Effects para efeitos de vídeo.
E você quer conhecer mais a fundo o Sketchup, tudo que ele proporciona e descobrir porque ele é o queridinho do mercado de trabalho?
Então continue lendo esse artigo para saber mais sobre:
- Facilidades do Sketchup que você pode começar a aplicar hoje mesmo
- Quais os diferentes tipos de resultados visuais que você pode alcançar
- Como é a integração com outros programas
- Qual a aceitação do programa no Mercado de Trabalho
Gostou do que vem por aí? Então compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas consigam resultados melhores para seus negócios.
SKETCHUP E O MERCADO DE TRABALHO
Muitos escritórios de arquitetura têm optado por usar o Sketchup como um dos programas para produção de imagem em 3D. Isso por que:
- É simples e fácil de usar: um grande número de estudantes de arquitetura e arquitetos tem no mínimo conhecimentos básicos do programa. O que já ajuda bastante dentro da dinâmica de trabalho de um escritório.
- Resolução de erros: em muitas situações, visualizar o projeto em 3D ajuda a corrigir alguns erros de projeto que fica difícil perceber apenas com planta baixa e cortes.
- Ser mais assertivo na definição do Projeto: por vezes, apenas imaginar como seria o ambiente com uso de referências não é o suficiente. Essa ferramenta se tornou essencial para a etapa de criação e definição de projeto.
- Encantar o cliente: Imagens renderizadas têm sido um trunfo importante. Faz o cliente já se sentir naquele espaço. As vezes fica difícil para o cliente entender as ideias apenas com plantas técnicas e imagens de referência.
- Variedade de material de produção: Como dissemos anteriormente, usando criatividade, que é o que arquitetos e designers sabem fazer de melhor, dá pra apresentar o projeto de diferentes maneiras.
- Dar forma ao projeto: Fazer estudos com várias opções e assim ter mais clareza, é fantástico. Ver o projeto sem ele precisar estar construído, é ainda melhor.
- Preço: O Sketchup e o V-Ray, assim como o Photoshop, são programas com um custo acessível, o que se torna viável a aplicação deles nos escritórios.
AS 7 PRINCIPAIS VANTAGENS DO SKETCHUP PARA PRODUÇÃO DE MODELOS 3D E 2D
1) PROGRAMA SIMPLES E DIDÁTICO
Como vimos, o Sketchup é um programa simples e fácil de mexer, o que aumenta o interesse dos usuários por esse produto.
Isso porque os comandos de ação são bastante intuitivos, como por exemplo o símbolo de um lápis para fazer uma linha, ou um desenho de um retângulo para fazer um retângulo.
Algumas opções da barra de ferramentas contém itens similares a outros programas.
Certamente, com essa interface simplificada, você já consegue começar a fazer alguns esboços.
Quando começamos a criar um volume, como um cubo ou uma parede, é muito fácil de manipular.
Diferente do 3D Max, que para fazer uma ação, por vezes precisa configurar alguns parâmetros, localizados em áreas diferentes do programa, o que deixa o processo burocrático.
Muitos usuários criaram sua primeira volumetria sem ao menos ter assistido um tutorial. Inclusive eu.
No entanto, se somarmos nessa equação técnicas de modelagem e de uso dessa ferramenta, a curva de aprendizado aumenta.
Para melhorar a visualização, você pode deixar as linhas do desenho com uma espessura mais fina, indo em:
- Barra de Ferramentas > View > Edge Style >
- Desmarque a opção “Profiles”
E para aumentar o desempenho do programa, vá na:
- Barra de ferramentas> Window> Preferences > OpenGL
- Ative a opção “Use hardware acceleration”
2) APRESENTA MUITO MATERIAL GRATUITO NA INTERNET
Em uma segunda etapa, geralmente os consumidores recorrem à pesquisas na internet e encontram muitos materiais gratuitos disponíveis, como tutoriais.
Porém, é preciso saber filtrar. Ao mesmo tempo que tem muitos tutoriais bons, também tem ruins.
Conversar com alguns amigos que usam o programa ou participar de fóruns pode te ajudar a encontrar os conteúdos certos.
Além disso, o próprio Sketchup disponibiliza versões gratuitas do programa para estudantes e para usuários que não tenham fins lucrativos.
É possível encontrar com facilidade sites que disponibilizam texturas como madeira, tijolo, porcelanato, grama, couro, pastilha, em vários tamanhos.
O CG Texture é um site que tem excelentes texturas. Basta se cadastrar e você tem acesso a um número de imagens para download diário, em diferentes tamanhos. Os tamanhos com resoluções muito altas estão disponíveis apenas para assinantes, mas os gratuitos já atendem muito bem.
Outro bom site é o Sketchup Texture, que além de texturas, oferece outros tipos de materiais gratuitos, como:
- Modelos de 3D feitos por outros usuários para baixar
- HDRI
- Imagens de entorno para composição no Photoshop
- Pessoas, vegetação e carros recortados para Pós-Produção no Photoshop
3) BIBLIOTECA ONLINE DE BLOCOS
O 3D Warehouse é um site para baixar blocos para o Sketchup que disponibiliza milhões de modelos 3D gratuitos, como mobiliário, carros, vegetação, adornos, cidades, edifícios.
Você não perderá tempo modelando itens já existentes, e sim projetando suas ideias.
Os modelos 3d são disponibilizados com a extensão do Sketchup e em diferentes versões (2013,15,16 e agora 2017; além de alguns arquivos disponibilizarem .DAE).
Antes de baixar o bloco, é possível visualizar sua aparência, rotacionar para ver de diferentes ângulos, saber o tamanho do arquivo, além do número de polígonos que compõem o modelo. Quanto maior o número de polígonos, mais detalhes.
Sempre que tiver duas ou mais versões do mesmo mobiliário, compare antes de baixar qual está com um melhor acabamento.
4) CENTENAS DE PLUGINS DISPONÍVEIS PARA VOCÊ PERSONALIZAR SEU TRABALHO
Quem está na jornada sabe como o uso de plugins pode otimizar a produção e poupar horas de trabalho.
O site Extension Warehouse disponibiliza inúmeros plugins com temas como:
- Analise de energia
- Criação de formas orgânicas
- Paginação de piso
- Criação de escada em espiral
- Modelagem de mobiliário
Um dos mais úteis é o plugin Solar North. Com ele podemos mudar a orientação do sol. Com apenas 3 cliques definimos o norte de acordo com cada projeto. Sem ele é preciso rotacionar toda a volumetria, correndo o risco de deixar algo para trás.
5) LAYOUT
O Layout é uma extensão que permite montar pranchas de apresentação em tempo real com o Sketchup.
Toda vez que tiver alguma modificação ou revisão da volumetria, basta sincronizar no Layout para fazer as atualizações de acordo com o seu arquivo de Sketchup.
Você pode colocar desenhos técnicos em 2D gerados a partir do Sketchup, perspectivas do seu projeto, vistas, cortes e fazer detalhes construtivos por exemplo.
Os desenhos podem ser colocados em escala, com anotações, simbologias, peso de linhas, textos, cotas, indicações e muito mais.
E um dos diferenciais, além da sincronização, é a possibilidade de imprimir seu estilo único.
Após a finalização das pranchas, é possível exportar em DWG, DXF e em PDF, assim como imagens em formato TIFF, JPEG e PNG.
Para projetos com prazo curto de entrega, essa é uma ótima saída.
6) LIBERDADE DE CRIAÇÃO
A etapa de criação é a base de todo projeto. E ter um programa que te dê ferramentas para facilitar e potencializar essa etapa essencial para nós, é como entregar o “mapa da mina.”
Poder visualizar o aspecto do projeto durante a etapa de modelagem sem antes precisar renderizar, faz muita diferença. Principalmente quando se fala em tempo.
Usando a criatividade, é possível criar diagramas, fazer plantas humanizadas, imagens conceituais, imagem artística, masterplan, perspectiva axonométrica, cortes e fazer desenhos técnicos.
Para fazer uma perspectiva axonométrica:
- Basta ir na barra de ferramentas > câmera>
- Escolher a opção Parallel Projection.
7) INTEGRAÇÃO COM OUTROS PROGRAMAS
Nós acreditamos que cada programa tem seu ponto forte.
Depois de testar inúmeros programas, escolhemos a tríade SVP, que é o Sketchup, V-Ray e Photoshop. Essa é a base para produção de nossas imagens.
Sketchup para modelar, V-Ray para Renderizar e Photoshop para fazer a Pós-Produção.
Como já enchemos a bola do Sketchup vamos passar para nosso próximo campeão.
V-RAY
O V-Ray é um plugin do Sketchup, produzido pela Chaos Group, que ajuda a imagem alcançar um aspecto mais realista. Diferente de outros renderizadores, ele é um plugin interno, ou seja, você mexe em suas configurações dentro do Sketchup.
Apesar de o painel de configuração dele parecer complexo, dominando 10%, você já consegue fazer imagens impressionantes.
Ele possui uma ação chamada Real Time, ou RT, onde a imagem é renderizada em tempo real, ou seja, qualquer alteração que fizer na volumetria, já sincroniza com a janela do render.
Uma outra opção é o Batch Render, ou seja, renderização em sequência.
Você já imaginou programar uma sequência de imagens que serão renderizadas durante a noite, e de manhã quando acordasse, as imagens estariam prontas? Esse é o Batch Render.
Já poupamos muitas noites em claro usando essa técnica simples.
Uma outra opção que ele oferece é o Proxy.
Nessa opção, quando se tem no arquivo elementos que se repetem muito, como a vegetação, com o uso do Proxy, o render ao invés de calcular centenas de árvores, vai calcular apenas uma árvore como parâmetro.
O que isso significa?
Renders mais rápidos e arquivos mais leves.
O plugin do V-Ray também oferece uma opção chamada Region Render, que renderiza apenas um trecho de uma imagem.
Imagina a seguinte situação:
Depois de finalizar uma imagem inteira, você viu que faltou editar um material. Basta selecionar aquele trecho e renderizar apenas ele, sem alterar o restante da imagem que já está pronta. Não é fantástico?!
Se você quiser fazer uma imagem com uma pegada mais conceitual, pode usar o Clay Render, técnica que dá esse aspecto visual:
Por desconsiderar todos os materiais da sua cena, em questão de minutos sua imagem está pronta. Ou até mesmo segundos.
PHOTOSHOP
É aonde a mágica acontece.
Para pós-produção de imagens internas, em 5 minutos, com pequenos ajustes de contraste, brilho e cor, já se pode ter esse ganho de qualidade.
Para imagens externas, poupamos muito tempo de trabalho fazendo parte do entorno no Photoshop, inserindo:
- Pessoas
- Vegetação
- Céu
- Dependendo da imagem, fachadas de lojas
- Efeitos de sol, de carro, de luz acesa
O plugin Magic Bullet, permite criar diferentes filtros para sua imagem, como os do Instagram.
Ele é dividido por vários temas, como:
- Tons monocromáticos
- Clássicos da TV
- Cinema
- Efeitos especiais
- etc
CONCLUSÃO
Se você não quer desperdiçar a chance de melhorar e diversificar seu trabalho, investir em programas de 3D e representação visual precisa estar na sua lista de prioridades.
Com certeza seu trabalho não acaba depois que você constrói uma base sólida de clientes, ao contrário, esse é apenas o começo.
3D não é mais um produto de luxo, e sim uma realidade do mercado atual cada vez mais exigente.