LEV DESIGN

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

compartilhe

É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. E o evento Fyre Festival é um grande exemplo disso. Fizemos um estudo sobre o caso que ocorreu em 2017 e mostramos qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival.

 

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas e devemos levar isso a sério. Afinal, organizar suas ações previamente faz com que você consiga visualizar melhor e com mais clareza onde os seus resultados podem te levar.

 

Esse também pode ter sido um dos grandes erros dos organizadores do festival que até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

 

Continue lendo…

 

Do sucesso ao caos

 

A ideia parecia brilhante e o marketing do evento poderia ter se tornado um case de sucesso. O Fyre Festival tinha tudo para ser o maior festival de música, ou pelo menos o mais disputado.

 

O conceito era um festival milionário em uma ilha nas Bahamas. Status, lanchas, jatinhos, casas de alto padrão individuais para estadia, o evento foi promovido por grandes modelos, pacotes chegaram a 100 mil dólares e por isso as pessoas imaginaram que viveriam experiências luxuosas.

 

O festival prometia, e muito!

 

Mas não foi bem isso que aconteceu…

 

Todo esse luxo e exclusividade se transformaram em uma viagem rumo ao terror.

 

Aviões sucateados para chegar na ilha, barracas montadas com colchões no chão encharcados de água, ônibus velhos usados para chegar do aeroporto ao local do evento, além de não haver espaço para todos dormirem.

 

Esses eram alguns dos muitos problemas que as pessoas se depararam ao chegar no local.

 

A comida? Sanduíches com apenas duas fatias de queijo, alface e tomate, quando na verdade, foi prometido um buffet 5 estrelas.

 

Suas malas dentro de containers, foram jogadas no estacionamento. Como não foram etiquetadas pela organização do evento, e a maioria das malas era de cor preta, como saber qual era a sua?

 

Um verdadeiro desastre. E então, ainda no primeiro dia, o festival foi oficialmente cancelado. Mas isso poderia ter sido evitado muito antes.

 

As pessoas voltaram com uma mão na frente e outra atrás, sem receber reembolso. Mas nós temos a oportunidade de tirar algo valioso disso tudo e entende qual é a lição que podemos tirar Fyre Festival.

 

Mas o que podemos aprender?

O organizador do evento tinha uma ideia “perfeita”, mas ele negligenciou a etapa mais importante: o planejamento.

 

Marinheiro de primeira viagem em um evento dessa grandeza, ele tinha certeza que daria conta mesmo sem a experiência necessária. Tentou executar em 2 meses o que no mínimo precisaria de 1 ano para estar tudo pronto.

 

Mas, errou no cálculo da verba que precisaria, no local escolhido por falta de infraestrutura básica, errou na execução e em tantas outras questões básicas para a criação de algo tão grande quanto esse festival.

 

Insistia e acreditava que tudo daria certo, e por isso, demitia quem o alertava do fiasco que estava por vir.

 

A paixão pela ideia pode nos cegar

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Podemos enxergar no idealizador do Fyre Festival, nós mesmos em alguns momentos de nossas vidas.

 

Como por exemplo na faculdade. Em algum momento temos aquelas ideias mirabolantes e grandiosas.

 

Nas matérias de projeto ou Trabalho Final de Graduação, escolhemos terrenos enormes, temas difíceis, como aeroporto, estádio, cidades…

 

Realizamos em nossa mente a apresentação perfeita, pranchas impecáveis e ficamos apegados a essa imagem.

 

E por não paramos para planejar como colocar isso tudo no papel, não enxergamos que ainda não temos técnica, organização e maturidade para alcançar o que imaginamos.

 

E então também cometemos o mesmo erro que ocorreu no Fyre Festival. E não se deixe enganar, esse erro “simples” ocorre dentro de escritórios, como também é cometido pela maioria das pessoas.

 

Planejamento, Estratégia e Ferramentas Certas de Execução

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Por mais desafiador que seja o projeto, se você tem a clareza desses 4 tópicos e os domina bem, o caminho para chegar no resultado que deseja se torna claro e tangível.

 

E isso se aplica a qualquer área: Faculdade, concursos, finanças, gerenciamento, criatividade, etc.

 

O tempo passa a jogar a seu favor, e não contra você. Dessa forma, mais importante do que a ideia, é saber como executá-la.

 

Aqui na Lev, depois de anos trabalhando na área da arquitetura, aprendemos que negligenciar esses fatores pode jogar todo seu esforço e tempo fora.

 

Então, lembrando:

 

  • Planeje
  • Crie uma estratégia
  • Utilize as ferramentas certas
  • E a execução vai fluir de forma simples e otimizada

 

Seguir esses passos vai te ajudar a ter os resultados que você precisa, sem ter frustração no final. Então, vamos colocar a mão na massa?

 

Você pode ver o documentário que fala do evento citado neste artigo direto na Netflix, é só pesquisar por “Fyre Festival, o Fiasco no Caribe”.

Se inscreva na nossa lista vip e leia mais conteúdos como esse.

 

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos!

Continue lendo

Outros Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.