LEV DESIGN

O que um site deve ter? 10 Elementos essenciais

compartilhe

O que não pode faltar no seu site profissional? Compreender o que um site deve ter, é primordial para garantir o sucesso do seu negócio na internet. Confira:

Basicamente, um site precisa corresponder a algumas exigências importantes. 

Como por exemplo, representar a identidade visual da sua marca, estar otimizado para os mecanismos de busca etc.

No entanto, todos nós sabemos o quanto a vida de profissionais da área de arquitetura é corrida, e nem sempre é possível conciliar a rotina diária, com as necessidades básicas de um site bem estruturado.

Por isso, para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 10 elementos essenciais que um site de arquitetura precisa ter:

#1 – Design Responsivo

Site Design Responsivo

O design responsivo representa a usabilidade do seu site em diversos dispositivos eletrônicos.

Portanto, é preciso criar um site profissional que possa ser acessado do computador, celular ou tablet – incluindo a facilidade de uso em qualquer marca, seja nacional ou importada.

Antes de tudo, vale ressaltar que não será preciso se preocupar com o tamanho das telas em que seu site será exibido. Na verdade, a tecnologia já faz isso por você, adequando o seu layout para diversos formatos de tela.

O seu trabalho aqui, é garantir que a sua plataforma de hospedagem ofereça aos usuários, a possibilidade de acessar suas páginas de diferentes dispositivos. E isso pode ser feito através do painel de controle que dá acesso as suas configurações.

Cada plataforma possui um painel específico, mas todas elas contam com essa funcionalidade.

#2 – Representação visual da marca

O nicho de arquitetura e decoração trabalha diretamente com imagens. E não faz sentido algum ter um site profissional que não represente a sua própria marca.

Por isso, um dos principais elementos de um site, é a representação visual da marca, onde todos os aspectos precisam compor um design que expresse as qualidades do seu trabalho e revele todo o potencial da sua criatividade.

Para criar um design irreverente, você pode começar:

  • Definindo a paleta de cores;
  • Escolhendo a tipografia;
  • O filtro das imagens;
  • O design de botões e ícones de compartilhamento;
  • Uso de espaçamento.

Esse conjunto corresponde a construção de um site atraente, que pode resultar em maior tempo de navegação por parte dos usuários, e por fim, garantir um número maior de vendas.

#3 – Um site de arquitetura pode ter um blog

Outro elemento essencial que um site profissional pode ter é o blog.

Existem muitos conteúdos pertinentes a nossa área, que podem ser discutidos em um blog. Como por exemplo:

  • Tutoriais  e dicas de decoração;
  • Dicas de produtividade;
  • Dicas de como lidar com clientes;
  • Etc.

Através do blog, o Google consegue indexar muitas páginas do seu site, e assim passa a levar visitantes orgânicos para ele.

Isso é fundamental para quem deseja construir autoridade na rede e melhorar o engajamento da sua marca.

Dentro do blog você precisa publicar artigos relevantes. Ou seja, um conteúdo que ajude a esclarecer dúvidas e a solucionar problemas da sua audiência.

Dessa forma, você sempre terá novos visitantes, que por sua vez, irão confiar cada vez mais em seu trabalho e poderão eventualmente, vir a consumir um produto ou serviço de você.

#4 – Imagens Conceituais 

Imagens Conceituais

Através das imagens é possível transmitir sensações aos usuários, por isso, é muito importante focar nesse formato, que tem sido uma linguagem universal latente e poderosa.

A escolha das imagens de um site deverá ser feita com cautela, afinal, antes de sair procurando por imagens de bancos gratuitos, é preciso conferir se estão livres de direitos autorais para evitar punições.

A melhor solução é produzir as próprias imagens, a fim de garantir boas resoluções, tamanho adequado e claro, personalidade a sua marca.

#5 – Menu simples e intuitivo

Outro aspecto fundamental que é preciso focar na hora de criar um seu site profissional, está relacionado com a escolha do menu.

O menu é quem dita as regras dentro do seu site. Ou seja, através dele os usuários conseguirão navegar por entre as páginas, e poderão encontrar diversos conteúdos.

Você pode condensar as informações, sem que haja a necessidade de incluir todos os conteúdos no menu. Mas para isso, é preciso ter a arquitetura do seu site bem definida.

Na verdade, você terá que escolher basicamente entre duas opções:

  • Menu Vertical – Nesse caso você pode usar vários submenus, e assim, classificar os conteúdos através de categorias.
  • Menu Horizontal – Já aqui, você colocará várias opções ‘lado a lado’, o que pode ser mais fácil de encontrar o conteúdo desejado. Porém, muitas opções no menu, pode deixar o site com um aspecto ‘sujo’ e bagunçado. 

 

#6 – Pesquisa interna

Pesquisa Interna

Inserir uma caixa de pesquisa interna garante que a navegação seja tranquila e o usuário queira passar mais tempo buscando por informações dentro do seu site.

Para arquitetos e designers de interiores isso é fundamental, pois possibilita ao profissional a chance de apresentar o portfólio, as cases de sucesso, bem como, seu blog com informações relevantes.

# 7 – Formulários de conversão

Todo site profissional deve conter formulários de conversão, que são aqueles em que se pede o e-mail de contato em troca de algo.

Geralmente, usa-se as iscas digitais (ebooks, artigos épicos, vídeos e cursos) para atrair os visitantes e fazê-los com que deixem seu contato em troca de um material gratuito.

Essa técnica faz parte de uma estratégia de vendas, que desperta o interesse dos usuários e pode aumentar exponencialmente o faturamento do seu escritório.

#8 – Linguagem persuasiva

Ao escrever suas páginas home, sobre, contato etc. – é preciso utilizar uma linguagem persuasiva que instigue o leitor.

Além disso, se você oferecer serviços ou produtos dentro do site, toda e qualquer descrição deverá ser escrita dessa maneira.

O objetivo é sensibilizar o visitante e envolvê-lo no texto, de tal modo, que ele queira fechar negócio com você.

Aqui também entram as CTAS (calls-to-actions) onde você faz uma chamada direta para uma tomada de decisão. Exemplo:

  • “Inscreva-se”;
  • “Compre agora”;
  • “Clique aqui”.

#9 – Informação de contato

Um site de arquitetura profissional precisa ter informações de contato aparentes.

Portanto, além de criar uma página para contato, onde o visitante preenche com seus dados, você precisa usar as barras superiores, laterais e inferiores do site, para incluir:

  • Ícones para redes sociais;
  • E-mail;
  • Telefone/WhatsApp;
  • Endereço.

Se você quiser ir ainda mais longe, coloque um chat online em seu site. Muitas plataformas já disponibilizam esse serviço gratuitamente.

Você só precisa configurar o chatbot com respostas automáticas, que irão ajudar o usuário a tomar uma decisão, que pode ser enviar um e-mail ou telefonar para sua empresa.

#10 – Integração com o Google Analytics

google analytics

Por fim, mas não menos importante. Todo site profissional precisa estar integrado com o Google Analytics.

Essa integração permite ao profissional, a mensuração dos resultados de cada nova ação realizada dentro do site.

Através dessa ferramenta você consegue acompanhar o comportamento dos usuários dentro do site.

Como por exemplo, o tempo que passam dentro do site, quais artigos mais acessam, como descobriram seu site etc.

Esses são os 10 elementos que não podem faltar em um site profissional.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais.

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.