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Como ser encontrado na internet?

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Ao abrir um escritório de arquitetura, é preciso descobrir como ser encontrado na internet. 

Afinal, é nela que estão todos os seus possíveis clientes, bem como, seus concorrentes. Por isso, é muito importante destacar-se da multidão.

Seja para prospectar clientes, aumentar a autoridade na rede, ou mesmo, apenas divulgar seu portfólio, é fundamental ter um site.

Mas como você já sabe, milhares de outros profissionais também possuem um site. Mas então, como ser encontrado na internet no meio de tanta gente?

Bom, primeiro é importante entender que é através dos mecanismos de buscas, que as pessoas chegarão até você. Dentre os maiores estão, Google, Yahoo e Bing, mas vamos focar no Google, por ser o maior deles.

O Google é uma espécie de ponte entre o usuário e os sites hospedados na internet. Através dele, qualquer pessoa do mundo pode digitar uma frase e rapidamente, ser direcionada para uma página com diversas opções de pesquisa.

Mas existem milhares de opções para escolher, e como conseguir destacar seu site para estar nas primeiras páginas do maior buscador do mundo?

A resposta está no SEO.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), essa sigla representa a otimização do seu site para os mecanismos de busca.

Resumidamente, o SEO é um conjunto de ações internas e externas que melhoram a usabilidade do seu site, e fazem com que o Google passe a indicá-lo com maior frequência para os demais usuários.

Em outras palavras, através da aplicação de SEO você consegue engajar seu site e ser facilmente encontrado na rede.

Na verdade, não é tão fácil assim. Pois muitos concorrentes também estão trabalhando o SEO de seus respectivos sites, brigando por uma fatia da atenção de centenas de clientes.

Portanto, é fundamental aprender como aplicar o SEO corretamente em suas páginas, a fim de ser encontrado na internet com maior eficiência. 

 

Ações de SEO para ser encontrado na internet

google search printscreen

Dentro do Marketing Digital existem diversas estratégias que aumentam sua autoridade na rede; melhoram o funcionamento do seu site; e claro, atraem mais clientes para ele.

Diante disso, algumas práticas deverão ser adotadas para assegurar que seu site de arquitetura ganhe visibilidade e apareça entre os principais resultados do Google. Confira:

  • Estudo de Persona 

A primeira prática a ser adotada é o estudo de persona, ou seja, é a identificação do seu público-alvo. 

Conhecer os hábitos e o comportamento das pessoas, é importantíssimo para trabalhar o SEO do seu site. 

Se você está começando agora e não tem uma lista de contatos para facilitar esse reconhecimento, o ideal é avaliar seus concorrentes.

Observe o site de seus concorrentes, e principalmente, os comentários e avaliações que recebem na internet.

Quando você sabe o que os clientes estão falando sobre a execução de serviços, fica mais fácil compreender quais as necessidades deles e o que eles também esperam de você.

A partir disso, seguimos para a prática seguinte.

  • Definição de palavras-chave

As palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários, na busca por determinado assunto.

Por exemplo, o seu cliente está com dúvida sobre como contratar um arquiteto especializado em cozinha planejada. Provavelmente, ele entrará no Google e digitar a seguinte frase:

“Arquiteto especializado em cozinha planejada”.

Sendo assim, a palavra-chave corresponde a essa frase em específico.

Se você se enquadra nesse perfil, deverá utilizar essa palavra-chave dentro do seu site, tanto nas páginas, quanto nos conteúdos – e assim por diante.

Para descobrir quais palavras-chave são mais relevantes para você, existem alguns sites gratuitos que oferecem essa solução, como é o caso do Ubersuggest, por exemplo.

  • Criação de um Blog e Conteúdo de Qualidade

Depois de ter definido sua persona e as palavras-chaves que serão trabalhadas em seu site, é preciso construir um blog para oferecer conteúdo de qualidade aos visitantes.

Avalie da seguinte forma: O cliente procura no Google por “Arquiteto especializado em cozinha planejada”. Depois disso, por sorte, encontra seu site. Mas ao acessá-lo, não existe nenhum conteúdo que demonstre que você realmente é uma autoridade no assunto. 

Como ele poderá ter certeza de que você é especializado em cozinha planejada, se não existe nada no seu site que comprove isso?

Através do conteúdo, você é capaz de demonstrar o quanto entende sobre determinado assunto, e assim, o usuário passa ter mais confiança em você.

Caso você não seja bom com as palavras, existem muitas agências de conteúdo que são peritas em produzir artigos para blog. 

Vale a pena investir nesse trabalho, afinal, é a melhor maneira de se comunicar com seu público e se tornar uma autoridade no segmento. 

  • Investimento em Publicidade Paga

Os links patrocinados, também são conhecidos como publicidade paga.

O Google Ads e o Facebook Ads são as plataformas de anúncios mais utilizadas no momento. Pois permitem a divulgação do seu escritório, através de links inseridos dentro dos sites de buscas ou das redes sociais.

O Facebook Ads ainda integra o Instagram, que por sua vez, tem um alto potencial de vendas, sobretudo, para arquitetos e designers de interiores – que trabalham com a imagem de seus projetos.

Você pode investir em links patrocinados, a fim de impulsionar seu negócio e melhorar o engajamento do seu site. Isso é essencial para garantir que você seja encontrado na internet.

 

Técnicas de SEO para Arquitetos e Designers de Interiores

ser encontrado na internet

Anote aí algumas dicas com as principais técnicas de SEO para aplicar hoje mesmo em seu site:

Criação de Meta-descrição (snippet)

Sabe aquele texto que é exibido abaixo de cada resultado de busca que aparece no Google? Ele é chamado de snippet, e geralmente aparece junto da URL e do título da página do site.

Garantir que esse texto seja compreensível, objetivo e desperte a atenção do leitor, é essencial para levar mais visitantes para o seu site.

Sendo assim, em cada página do seu site, bem como, em cada artigo publicado em seu blog, assegure de criar uma mate-descrição que chame a atenção dos usuários.

Arquitetura do Site

Cada página do seu site precisa seguir uma estrutura básica. Formada por:

  • Uso correto de heading tags (h1,h2,h3 e assim por diante). O título de cada página corresponde ao h1, já os subtítulos ao h2. Na sequência, você insere as demais heading tags, de acordo com a relevância do conteúdo que está sendo criado.
  • Repetir as palavras-chave que definem o seu site também é parte fundamental do trabalho de SEO. Sem excessos, mas de um jeito que seja determinante para que o Google e o usuário entendam o que você faz.
  • Usar o negrito nas palavras-chave também melhora seu posicionamento no buscador, que consegue identificar com mais facilidade o assunto tratado dentro do seu site.
  • Jamais publique conteúdo duplicado (copiado de outros sites). É preciso criar conteúdo original para não ter um site penalizado pelo Google, e irrelevante para os visitantes.
  • Otimizar as imagens é outro aspecto importante que irá garantir que seu site seja leve e abra facilmente. O Google penaliza sites que possuem um carregamento de abertura demorado.

Uso de hiperlinks

Dentro de cada página, assim como, dentro dos textos produzidos no blog, é importante inserir links internos e externos, que aumentam a relevância do seu site na internet.

Chamados de links com texto âncora, essa modalidade faz com que o usuário navegue por mais tempo dentro do seu site, já que você pode direcioná-lo para outras páginas internas.

Contudo, procurar parceiras para link building também é determinante para o sucesso do seu site. Nesse caso, o Google analisa quantos sites externos apontam para o seu. 

O link building é uma forma de troca de links, onde sites que oferecem um conteúdo similar ao seu, insere seus links dentro dos conteúdos deles. O contrário também deve acontecer, assim o Google passa a entender que ambos os sites são relevantes para a audiência.

O segredo para ser encontrado na internet…

como ser encontrado

Por fim, para ser encontrado na internet, tanto o arquiteto quanto o designer de interiores precisam de consistência.

Trabalhar o marketing digital do seu escritório está além da criação de um site. Você precisa oferecer conteúdo relevante para os clientes e visitantes, pois dessa forma, fica mais fácil encantar a audiência e melhorar sua autoridade nos mecanismos de busca.

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