LEV DESIGN

Como reter mais informação e avançar no Aprendizado

compartilhe

Você já ouviu falar de Aprendizado Acelerado?  É a ideia de que a maneira mais eficaz de reter qualquer tipo de informação, é por meio da prática e do ensino.

Em outras palavras, para se transformar em um profissional completo, cujos projetos são concorridos, tanto o arquiteto, quanto o designer de interiores precisam colocar em prática tudo aquilo que aprendeu ao longo dos anos, seja na faculdade, em um curso ou em um escritório.

Em resumo, essa teoria afirma que nós somos capazes de reter um número elevado de informação, quando ensinamos alguém. Ou quando praticamos regularmente, tudo aquilo que nos foi ensinado.

E isso é exatamente o que nós fazemos aqui na LEV!

Aprendizado Lev

No entanto, sabemos que boa parte dos profissionais da nossa área, vive sobrecarregado de tarefas e cheio de anseios, o que reflete em todas as possibilidades direcionadas ao aprendizado.

Além disso, praticar regularmente tudo o que nos foi ensinado, está fora de questão, até porque, a vida é muito corrida e isso seria um luxo!

Quais os primeiros passos?

Primeiros Passos Aprendizado

Como tudo na vida, para garantir coerência e realizar projetos com mais eficiência, o primeiro passo é observar suas próprias ações!

Vamos praticar:

Perceba que ao tentar aprender algo com pouco esforço, ou seja, vendo um vídeo rápido no Youtube, ou ainda, estudando por meio de um pequeno rascunho, você está tentando aprender de maneira passiva.

Isso sugere que nesse momento, não existe uma reflexão profunda sobre o assunto, muito menos, há espaço para a execução.

Ou seja, você está ali apenas tentando achar respostas em um caminho mais curto, o que não vai te possibilitar colocar em prática o que está sendo ‘aprendido’.

Esse meio de aprendizado te deixa em desvantagem perante os concorrentes, que por sua vez, podem estar avançando com apenas uma ferramenta.

Transformar 5 em 100

100

Antes de tudo, vamos esclarecer o que significa a frase “transformar 5 em 100”.

Como o próprio termo já sugere, a ideia é deixar de reter apenas 5% da informação de maneira passiva, para conseguir reter 100% da informação de maneira ativa!

Então, supomos que nesse exato momento, você esteja com várias outras abas abertas, tentando encontrar um meio de aumentar sua autoridade no mercado para atrair mais clientes para seu escritório.

Acontece que dessa forma, você se coloca nessa casa dos 5%, pois tenta absorver muita informação rasa, que provavelmente, não irá te apresentar uma solução definitiva para seu problema.

Portanto, ‘ficar numa boa’, esperando o insight vir, pode não ser a melhor solução!

É preciso agir e isso pode ser feito de um jeito muito simples, desde que você queira descobrir como utilizar uma única ferramenta, capaz de te levar para a casa dos 100%.

Por isso investir em cursos que te levam a níveis mais profundos de conhecimentos dentro de uma metodologia, são mais efetivos do que assistir vídeos soltos no youtube.

Como chegar aos 100%, atrair novos clientes e ainda ter tempo sobrando?

atrair clientes


Isso facilmente poderia ser tratado como uma falsa promessa, afinal, que tipo de arquiteto ou designer consegue ter boas ideias, desenvolver projetos, atrair clientes, e ainda ter tempo sobrando?

Ou ainda, você pode encarar tudo isso de um jeito superficial e simplesmente, ler esse artigo de maneira passiva, o que te leva para a casa dos 5% (e não é o que queremos aqui).

Então se hoje, você se vê:

  • Com zero criatividade para criar bons conteúdos para suas mídias sociais;
  • Sem tempo para explorar novas ideias e conceitos para suas apresentações;
  • Alimentando frustrações por ter uma pequena cartela de clientes…

Você provavelmente, está navegando sem rumo por um mar repleto de possibilidades.

A parte ruim nisso tudo, é que certamente em algum lugar do oceano, existe um concorrente em busca dos 100%.

Mas como sair a frente do concorrente, gerar conteúdo atrativo para reter clientes e ainda conseguir otimizar processos para fazer sobrar tempo?

Construa um mapa visual

mapa visual

Pensando em como transformar o 5 em 100 em técnicas intuitivas, nós criamos o processo que também chamamos de Efeito BIG.

Portanto, com ele você deixa de perder horas tentando descobrir uma solução incrível para seus problemas, e simplesmente, passa a ser a própria solução!

Para citar alguns exemplos, com esse “mapa visual” você será capaz de:

  • Construir uma linguagem persuasiva em suas apresentações;
  • Multiplicar conteúdo para otimizar processos e fazer sobrar mais tempo;
  • Usar o 3D para transformar suas técnicas em um novo conceito.

Seu mapa visual deve conter, o início ao fim, a história que seu projeto (seja de qual área for) queira contar. Você precisa ter uma base sólida, afinal para deixar a sua imaginação correr livre, será necessário um “espaço” já definido.

Além disso, para deixar o processo muito mais rápido, você pode pensar em ferramentas que sejam flexíveis e te dêem mais liberdade, praticidade e qualidade na hora de criar.

Nós aprofundamos muito mais esse assunto no nosso curso Lev Conceito. Se quiser saber um pouco mais sobre ele, é só clicar aqui. 

Agora é hora de colocar a mão na massa e ver na prática os resultados que essas dicas podem trazer para você.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.