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Como escolher seu nicho de mercado e se diferenciar

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Saiba como escolher o nicho de mercado ideal para você e também como se diferenciar dos demais com apresentações incríveis.

Tanto na arquitetura, quanto em outros segmentos que envolvam o Marketing no geral – para captar clientes, o “nicho de mercado” tornou-se um termo consagrado.

Nesse sentido, estamos falando de pequenos grupos de clientes. Isto é, são “submercados” que nos ajudam a usar nossas predileções e habilidades para favorecer determinada classe de pessoas.

É muito comum, ouvir a palavra Persona em um cenário relacionado ao nicho de mercado. Afinal, ela representa o nosso cliente em potencial. 

Ou seja, aquele cliente que se identifica com o seu método de trabalho e, está mais apto a comprar suas ideias e seus conceitos.

Para simplificar ainda mais esse tema, podemos usar como exemplo, o nicho de “arquitetura de interiores com foco em ambientes sustentáveis”.

Perceba que esta “especificidade” orienta o cliente a saber exatamente que tipo de profissional escolher. 

Bem como, facilita que o profissional desenvolva conteúdos e projetos destinados a uma audiência que realmente tem interesse no assunto e, por isso, está mais inclinada a investir nesse tipo de projeto.

Como Descobrir o Seu Nicho de Mercado?

mercado

É comum que muitos arquitetos e designers de interiores saiam da faculdade com um olhar mais generalista.

Nesse hiato, muitos profissionais começam a atender diversos clientes, sem muito foco. Até mesmo, para explorar as possibilidades.

Isso não é, necessariamente, um problema (até certo ponto).

Conforme o tempo for passando, será preciso criar uma personalidade dentro do segmento. Do contrário, é muito provável que o mercado competitivo “te devore”.  

O primeiro indicativo de que um nicho representa melhor seus interesses, está no prazer que você sente ao desenvolver algum tipo de projeto específico.

Supondo que você se deparou com um desafio na faculdade e, foi orientada(o) a criar um ambiente corporativo sustentável…

Até então, você ainda não havia pensando sobre o tema, mas de repente, adorou todo o processo de execução e ficou muito feliz com o resultado final.

É bem possível, que diante esse desafio, você tenha encontrado um bom nicho de mercado para explorar sua criatividade e começar sua carreira profissional.

Mas não é só na base “do amor à primeira vista” que a escolha do nicho de mercado pode ser feita.

A mensagem que você quer passar para o mundo com o seu trabalho, é uma fonte rica de orientação para a escolha do nicho de mercado.

Aspectos que Auxiliam o Profissional na Escolha do Nicho de Mercado

Diante disso tudo, vamos explorar alguns dos principais aspectos que podem te ajudar na escolha do seu nicho de mercado.

#1 – Relevância da Mensagem

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O primeiro ponto fundamental é que, ao escolher um nicho de mercado você é capaz de definir uma mensagem nítida da representação visual do seu trabalho.

Então, você pode optar em trabalhar com um nicho que te represente e, dê voz àquilo que você acredita como sendo parte fundamental da sua profissão.

Perceba que a ideia aqui, é explorar sua criatividade, seu potencial e suas habilidades, para focar em um nicho que faça sentido para você. 

Dessa forma, através do seu trabalho você entrega ao mundo uma mensagem honesta, verdadeira e relevante. Isto é, que represente seus ideais!

#2 – Foco

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O segundo aspecto que pode te ajudar a definir um nicho de mercado, é a necessidade de ter foco na profissão.

Em qualquer área que você invista, é preciso agir com foco. Afinal, o foco aumenta a sensação de pertencimento por parte do cliente em potencial.

Ou seja, quando você destina suas energias a criar um projeto focado nos problemas e nas dores do seu cliente, ele se sente importante e passa a enxergar o seu profissionalismo com mais atenção.

Em outras palavras, você pode escolher seu nicho com base naquilo que te mantém motivada(o). Algo que seja prático e te dê satisfação ao executar.

#3 – Solução de Valor

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Dando sequência nos aspectos anteriores, por atuar em um nicho que te motive e que faça sentido para você, seus projetos começam a ser valorizados.

 

Portanto, quando o cliente sente que você passa uma mensagem clara e objetiva. Tem foco e determinação naquilo que faz. E entrega algo único e exclusivo para ele…

O valor do seu trabalho é algo indiscutível. Isto é, ele paga por uma solução sem questionar o preço!

Como se destacar em seu Nicho de Mercado?

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Depois de identificar e definir o seu nicho de mercado, será preciso criar uma diferenciação dos demais. Afinal, existem muitos profissionais no seu nicho escolhido.

Para isso, será preciso gerar um encantamento em suas apresentações. Algo que seja persuasivo e bem elaborado.

Portanto, você terá que:

E aí, já dá para definir seu nicho de mercado com essas dicas? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

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