LEV DESIGN

Como atrair clientes para seu site?

compartilhe

Apesar de desempenhar um excelente trabalho em campo, muitos arquitetos e outros profissionais da área, sentem dificuldade ao migrar para o meio digital. Por isso, é fundamental descobrir como atrair clientes para seu site, a fim de melhorar seu faturamento mensal.

Infelizmente existem muitos exemplos de fracasso no Marketing Digital, sendo a grande maioria, por falta de comprometimento e por falta de domínio das principais estratégias do meio.

Portanto, para expandir seu negócio e aprender como atrair clientes para seu site é preciso compreender o essencial para sustentar um negócio online, sobretudo, de maneira coerente e que revele todo o potencial do seu trabalho.

Marketing Digital para Arquitetos e Designers de Interiores 

O primeiro passo está relacionado com as ações de Marketing Digital que precisam ser trabalhadas dentro do site.

Tanto o arquiteto, quanto o designer de interiores devem se atentar as ferramentas digitas existentes no mercado, e como seu uso contínuo, poderá influenciar na prospecção de novos clientes, bem como, na possibilidade de fidelizar os clientes já existentes.

Lembre-se que o principal objetivo dessas ações, é garantir o posicionamento da sua marca na rede, aumentando sua autoridade na internet e melhorando seu relacionamento com o cliente.

O Marketing Digital para arquitetos pode representar um impacto positivo, no que diz respeito a qualidade do serviço prestado. Isso porque, dentro do seu site, você terá total liberdade para apresentar seu portfólio, destacando técnicas e aplicações que agregam ainda mais valor ao seu trabalho.

Além disso, dentre as maiores vantagens de utilizar o Marketing Digital em seu negócio, estão a mensuração de resultados, que pode ser feita em tempo real, bem como, a possibilidade de fazer ajustes em campanhas, visando o aprimoramento das estratégias.

Nesse hiato, vale ressaltar que você tem a possibilidade de dosar o orçamento, investindo apenas no que realmente é importante para atrair mais clientes e se destacar entre os demais concorrentes.

 

Como atrair clientes para seu site | Fontes de Tráfego

Se o intuito é aprender como atrair clientes para seu site, nada mais justo do que começar aprendendo sobre as principais fontes de tráfego existentes na internet. 

Elas são responsáveis por guiar organicamente, o cliente até sua página. Ou seja, você não precisa ir até o usuário e apresentar o seu trabalho, pois nesse caso, eles irão até você de maneira orgânica – chamamos isso de Inbound Marketing.

Mas para conseguir atrair mais clientes, será preciso utilizar as seguintes estratégias:

 

  • Marketing de Conteúdo 

 

A primeira fonte de tráfego que todo arquiteto precisa conhecer, é o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia é a mais utilizada e, também, a mais consistente.

Através do Marketing de Conteúdo, você atrai visitantes, qualifica os leads e ainda, aumenta as conversões. Em outras palavras, vende mais!

Em suma, você vai entregar conteúdo de qualidade para quem acessar seu site. Isso significa que será preciso criar vídeos, imagens, artigos, infográficos, e-books, e tudo o que for interessante para atrair a audiência e melhorar sua autoridade na internet.

Quando você cria um site, ele precisa de conteúdo para ser indexado no Google. Portanto, dentro da sua página, é fundamental ter um blog – e nele, publicar regularmente, de preferência, um conteúdo que responda as dúvidas dos usuários e responda de maneira clara e objetiva, todas as suas dúvidas.

Um dado importante sobre o Marketing de Conteúdo: aplicar a estratégia de conteúdo em seu site, pode ser até 250% mais barato do que investir em marketing tradicional (televisão, rádio, outdoor etc.). Sem contar que, a maioria dos seus clientes estão na internet!

 

  • SEO 

 

O SEO (Search Engine Optimization), representa a otimização do seu site para os mecanismos de busca, primordialmente, para o Google.

Ao passo que, quando alguém digitar uma palavra-chave (termo de pesquisa) no Google, o seu site seja um dos primeiros a aparecer no buscador.

Por exemplo, um cliente digita no Google: “Arquiteto especializado em apartamentos pequenos”.

Se você tiver uma publicação com esse título, bem como, dentro das suas páginas, utilizar termos que fazem menção a essa busca, o Google identifica o seu site e sugere que o usuário clique nele para obter suas respostas relacionadas ao que precisa.

Para trabalhar o SEO é preciso paciência e disciplina, isso porque, além de criar um conteúdo otimizado, como artigos, vídeos e imagens – é preciso otimizar o site todo em SEO, trabalhando as palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Existem profissionais especializados em Marketing Digital que podem te dar uma força quanto a aplicação correta das técnicas de SEO. Vale a pena investir nessa ideia. Afinal, se você não está na internet, não existe!

 

  • Google Ads

 

Outra fonte de tráfego fundamental para atrair mais clientes para seu escritório, por meio do site, é investir em Google Ads.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Através dela, você consegue criar anúncios com links direcionados para o seu site, ou sua página de vendas.

Esse sistema funciona como um leilão, onde você escolhe o orçamento diário a ser gasto, e se o valor for maior do que aquele que seus concorrentes estão pagando, o seu anúncio aparecerá em primeiro lugar.

Só de pensar que a cada segundo, mais de 50 mil pessoas no mundo fazem pelo menos uma busca no Google, já dá para imaginar o potencial da ferramenta!

Existem algumas opções de anúncios dentro da plataforma, como definição de orçamento e layout do anúncio, bem como, a possibilidade de segmentar o alcance, escolhendo o público, a localização etc.

Com uma boa estratégia de anúncios pagos, o arquiteto ou o designer de interiores consegue aumentar sua cartela de clientes de maneira bastante expressiva!

 

  • Redes Sociais

 

Dentro do Marketing Digital para arquitetos e profissionais da área, as redes sociais possuem um grande potencial, sobretudo, o Instagram.

Para evidenciar o seu trabalho, é preciso marcar presença nas redes. Isso significa que você precisa publicar regularmente, entregando um conteúdo atrativo e envolvente.

É interessante focar em uma das principais redes, como o Facebook e o Instagram. Nesse caso, o Instagram se mostra mais interessante, pois ele permite ao profissional, apresentar seu portfólio com imagens conceituais, dar dicas, tirar dúvidas, fazer pequenos vídeos mostrando o andamento de projetos, e muito mais!

 

Elementos para aumentar as conversões do seu site

Visualizações de página

Agora que você já conhece as principais fontes de tráfego e descobriu como atrair mais clientes para seu site, vamos apresentar os elementos que podem te ajudar a aumentar as conversões:

 

  • Design

 

Você é um profissional que trabalha com arquitetura e decoração, certo? Então precisa ter um site que revele todo seu potencial e desmembre sua criatividade!

A escolha do layout (template) do seu site deve ser assertiva no que se refere a representação do seu trabalho. Portanto, para se destacar dos concorrentes, elabore um site que faça o cliente querer navegar por mais tempo. Existem muitas plataformas, como o WordPress, por exemplo, que fornecem centenas de templates para deixar seu site ainda mais bonito!

 

  • Responsivo

 

Um site responsivo é aquele que roda bem em qualquer dispositivo. Se você não se preocupar com esse elemento, pode colocar tudo a perder. 

Imagine que o cliente só pode acessar seu site através do celular, mas ao abrir sua página, ela aparece toda deformada, faltando pedaços e de difícil usabilidade. Certamente, isso irá prejudicar a navegação do usuário e ele vai desistir de permanecer no site.

Para evitar que isso aconteça, verifique junto a sua plataforma de hospedagem, se o seu site é responsivo e se está dentro dos padrões recomendados para todos os dispositivos existentes no mercado.

 

  • Velocidade

 

De nada adiantará descobrir como atrair clientes para seu site, se ao acessá-lo, o cliente tiver que esperar 10 segundos para abrir uma única página.

A velocidade de abertura de um site tem influência direta no número de conversões. Afinal, ninguém gosta de esperar mais de 2 segundos para visitar um site, sobretudo, se for a primeira vez.

Em função disso, certifique-se de que seu site, esteja sem erros de abertura, para oferecer total usabilidade para o cliente.

 

  • Provas Sociais

 

 

Para aumentar as conversões através do seu site, um dado importante e que tem sido positivo para dezenas de arquitetos e designers, são as provas sociais.

Incluir depoimentos de clientes reais, bem como, cases de sucesso, pode aumentar seu faturamento em até 30%.

  • CTAs

Por fim, você precisa inserir as famosas CTAs (Call-To-Actions) – as chamadas para ação, são essenciais para direcionar os visitantes e influenciá-los nas tomadas de decisão dentro do site.

Utilizar botões coloridos com frases de destaque (faça um orçamento, se inscreva…), caixas de formulários e links coloridos, são boas estratégias para garantir que o visitante clique exatamente onde você quer.

Mas muito cuidado para não exagerar nas cores desses botões. 

E essas são as principais estratégias de como atrair clientes para seu site dentro do Marketing Digital para Arquitetos e Designers de Interiores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus colegas de profissão e aproveite para baixar gratuitamente alguns dos conteúdos exclusivos da LEV DESIGN.

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.