LEV DESIGN

Como Alcançar a Alta Performance no Sketchup

compartilhe

Otimize seus processos durante a modelagem para alcançar uma alta performance no Sketchup.

Querer alcançar resultados imediatos, de maneira simples e objetiva – sempre foi um ideal para nós.

Afinal, a vida da arquitetura e interiores é intensa e muito acelerada. Por isso, nada mais justo do que encontrar mecanismos de potencializar nossa produção 3D.

Nesse sentido, vale a pena considerar todas as possibilidades, no que se refere a melhorar a qualidade dos projetos, otimizando processos e evitando o retrabalho.

E então, a gente começa a pensar sobre trocar de máquina, comprar novos softwares e até mesmo, contratar outros profissionais para nos dar uma “mãozinha” no escritório.

Acontece que com o passar dos anos, percebemos que existem técnicas e metodologias que facilitam nossa orientação durante a produção 3D – sem que a gente precise fazer novos investimentos.

Esse tipo de estratégia nos faz ganhar tempo, economizar dinheiro e claro, atrair e fidelizar novos clientes.

Portanto, hoje queremos dividir com você alguns truques para otimizar seus processos e aumentar sua performance na modelagem utilizando o Sketchup.

Trabalhe com Listas

02

O primeiro e grande passo para conseguir aumentar sua produção sem perder tempo, é anotar as etapas do projeto antes de começar a desenvolvê-lo.

Portanto, descreva de maneira organizada e cronológica a ordem em que seu projeto será modulado.

Esse tipo de orientação é fundamental para assegurar que o profissional não se perca durante o processo e acabe tendo de realizar ajustes, resultando no temido retrabalho.

Crie Atalhos no Sketchup

03

Outro método eficiente de otimizar a produção do 3D é através da criação de atalhos específicos dentro do Sketchup.

Em suma, você só precisa configurar a tela inicial do programa de um jeito que seja prático e funcional.

Nesse hiato, toda vez que você abrir o Sketchup vai se deparar com uma tela adaptada ao seu modo de trabalho. 

O que por sua vez, irá automatizar sua movimentação dentro da plataforma e deixará sua execução mais dinâmica. 

Agrupe os Elementos

04

Um truque que é fundamental para nós aqui da Lev e que certamente irá te ajudar durante a modelagem, é a criação de grupos de elementos diferentes.

Isto é, toda vez que você for utilizar um elemento que não se repete, crie um grupo. Do mesmo modo que, caso o elemento se repita opte por usar um componente.

Essa ação auxilia no momento da aplicação do material, tornando todo o desenvolvimento do projeto mais rápido e prático.

Tenha sua Própria Biblioteca de Texturas e Blocos 3D

05

Ao criar sua própria biblioteca de texturas você será capaz de trabalhar com materiais já configurados.

Por consequência, é possível ganhar tempo e tornar um novo projeto mais ágil e fácil de executar. Afinal, você saberá onde encontrar tudo o que precisa sem precisar vasculhar o programa novamente.

Opte por manter tudo em pastas e se possível, separe-os em temas.

Dessa forma, além de manter as texturas organizadas e bem segmentadas, você potencializa a produção, conseguindo modelar muito mais em um período bem menor.

Utilize o Salvamento Automático

06

Dentro do Sketchup é possível definir de – quanto em quanto tempo – você quer que o projeto seja salvo de maneira automática.

Na Lev nós optamos por deixar de 15 em 15 minutos. Mas isso não é uma regra e pode variar de profissional para profissional.

Para evitar pequenas interrupções indesejadas no render final, vale a pena salvar o arquivo e desligar o salvamento automático. 

Depois que o render for finalizado, é só ligar o salvamento automático de novo.  E pronto!

Como Potencializar Ainda Mais sua Produção 3D?

Obviamente, que esses truques são apenas a ponta do iceberg e, existem muitos outros caminhos para acelerar ainda mais sua produção 3D. Mas colocar essas dicas em prática já são um ótimo início e vão fazer muita diferença dentro do seu processo de trabalho. 

Quer ler mais conteúdo como esse? Se inscreva na nossa lista vip!

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.