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Calendário Editorial para o Instagram: Como montar o seu

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Entenda a importância de criar um calendário editorial para o Instagram e descubra como montar o seu. 

Dentro das estratégias de Marketing Digital, uma regra importante para garantir a consistência, é a criação de um calendário editorial.

Muitos arquitetos, designers, decoradores e paisagistas acabam se atrapalhando na hora de criar postagens, por não saberem quais conteúdos publicar, afinal, são tantas obrigações diárias, que manter a densidade de publicações pode se tornar algo muito cansativo.

No entanto, com um planejamento coerente e eficaz, é possível criar o conteúdo com antecedência, o que garante a qualidade das postagens e reduz os riscos de comprometer a consistência do perfil, por conta da falta de tempo.

 

Por que criar um calendário editorial para o Instagram?

Instagram Calendário Editorial

Mas além da consistência necessária, quais os outros motivos para se criar um calendário editorial para o Instagram?

Muitas empresas até conseguem produzir um grande volume de conteúdo para ser publicado diariamente, mas a grande maioria, sofre com a escassez de tempo, o que resulta em um perfil defasado e com pouco engajamento.

Por isso, criar um calendário é a melhor maneira de abastecer regularmente o seu perfil do Instagram, a fim de aumentar as interações dos usuários, e por consequência, melhorar o faturamento do escritório.

Dentre as maiores vantagens em criar um calendário editorial, estão:

  • Assegurar a qualidade dos posts;
  • Manter a identidade visual das publicações;
  • Garantir a organização do feed;
  • Criar campanhas sazonais;
  • Otimizar os processos;
  • Economizar com editores;
  • Evitar esquecimentos.

 

Como criar um calendário editorial para o Instagram?

Se você não tem ideia de como começar, ou se já começou, mas não sabe como manter a regularidade em suas publicações, acompanhe nossas dicas para a criação de um calendário editorial para o Instagram:

Defina a identidade visual da sua marca

identidade visual

Primeiro, é importante fugir do modismo. Entender que o que está dando certo para os outros, pode não funcionar para o seu negócio – é um ponto importante na criação da sua identidade visual.

Outro aspecto a ser considerado, é a segmentação do seu público.

Controlar o desejo de querer agradar a todos, é importante para manter uma coerência dentro do seu perfil no Instagram.

Ao conhecer o seu público-alvo, fica mais fácil ter em mente o que sua empresa pode oferecer para esse público em específico, bem como, é mais fácil definir a identidade da sua marca.

Por isso, conhecer o próprio negócio e escolher um nicho bem segmentado vai te ajudar a criar um conteúdo de valor, que seja condizente com o que as publicações estéticas estão apresentando.

Observe qual conteúdo possui maior engajamento

Antes de começar a criar um calendário editorial para o Instagram, observe suas publicações antigas.

Verifique quais conteúdos tiverem maior engajamento e se proponha a trabalhar em cima dessas métricas relevantes.

Para analisar as métricas, identifique aquelas que são mais importantes para o seu negócio. Como por exemplo:

  • Número de curtidas;
  • Quantidade de compartilhamento;
  • Alcance total das imagens;
  • Número de comentários.

Feito isso, ficará mais fácil dar início ao planejamento, de modo a antecipar as reações da sua audiência.

Decida a frequência das postagens 

Agora que você já sabe qual será a identidade visual do seu perfil no Instagram, e sabe por quais conteúdos começar, precisa definir a frequência das publicações.

Embora não exista uma frequência ideal para o Instagram, sabe-se que os algoritmos da plataforma dão preferência para perfis que publicam ao menos 1x por dia.

Contudo, há relatos de perfis que são penalizados por bombardear os usuários com imagens sequenciais. Por isso, o ideal é manter a consistência, com uma boa pitada de bom senso.

A frequência pode variar entre 3 a 7 vezes por semana, e o ideal é fugir de finais de semana e feriados (por serem períodos de menor relevância na rede, afinal, as pessoas tendem a interagirem menos nesses dias).

Uma boa maneira de descobrir quais os dias garantem maior engajamento em suas publicações, é analisando as atividades dos posts. 

Isso pode ser feito através da aba ‘informações’, que apresenta o conteúdo, as atividades e o público que tem acompanhado seu perfil.

Crie um banco de ideias

Para criar um banco de ideias você pode acessar plataformas que apresentam conteúdos relacionados ao seu perfil.

O Pinterest é um bom exemplo de plataforma que disponibiliza diversas ideias interessantes. Mas além dele, você pode coletar ideias através de filmes, vídeos no Youtube e outros perfis no próprio Instagram.

Anote todas as ideias relevantes e desenvolva um bloco de anotações. Dessa forma, você conseguirá armazenar tudo, sem correr o risco de esquecer algo importante.

Produza o conteúdo

Produzir conteúdo calendário editorial

Por fim, é chegada a hora tão esperada: produzir o conteúdo para o seu Instagram!

Antes de tudo, será necessário criar imagens conceituais, que sejam únicas e possuam uma excelente resolução.

Você precisa ter em mente que os seguidores apreciam ver imagens intuitivas em perfis de arquitetos e designers de interiores.

Portanto, abuse da sua criatividade e se destaque dos concorrentes. Porém, sempre respeitando a identidade visual da sua marca.

Preencha seu calendário

Depois de ter decidido qual conteúdo publicar e ter criado suas imagens com base no visual da sua marca, é hora de preencher o calendário editorial.

Use da cultura e dos valores da sua empresa, para destacar sua marca na rede social.

Pense nos seus deveres sociais e aplique isso em suas publicações. Você pode optar por defender uma ideia e desenvolver um conteúdo informativo e relevante para o seu público.

Ao preencher o calendário, promova iniciativas dentro do conteúdo planejado. Se você trabalha em projetos sustentáveis, publique um conteúdo relevante no ‘Dia da Terra’, por exemplo, falando sobre a importância de preservarmos a natureza.

Existem muitas maneiras de explorar o Instagram para passar uma mensagem positiva para os seguidores, aposte nessa ideia!

Automatize os processos

Para deixar todo o processo ainda mais ágil, automatize as publicações.

O Instagram acabou de lançar a possibilidade de criar uma programação com datas e horários específicos para as postagens.

Use isso a seu favor e deixe tudo previamente agendado!

Mensure cada um dos resultados

mensurar resultados calendário editorial

E para garantir que o seu calendário editorial do Instagram esteja dando resultados, sempre mensure os resultados das publicações.

A grande vantagem de usar os Marketing Digital para Arquitetos e Designer de Interiores, é que existe a possibilidade de mensurar tudo!

Portanto, a cada nova publicação análise o engajamento. Observe o que as pessoas estão falando sobre as imagens e textos que você tem publicado.

Perceba quais são as imagens que causam maior interesse de compra, e a partir disso, trace uma estratégia de vendas qualificada, que realmente possa ser vantajosa para o seu negócio.

Conclusão

Você pode até criar outros modelos de calendário editorial para o Instagram, mas lembre-se que é preciso garantir a periodicidade das publicações.

O ideal é adaptar a sua realidade, às necessidades da sua audiência. E nunca deixe o seu público sofrer com sua ausência, pois isso pode resultar no fracasso da sua conta profissional.

O calendário editorial tem o objetivo de assegurar que suas postagens cheguem até o seu público-alvo, a fim de fazer com que o seu negócio seja encontrado rapidamente.

Sendo assim, o seu papel é garantir que o fluxo de informações gere resultados!

Gostou dessas dicas? Tem dúvidas sobre como criar boas imagens para o Instagram? Faça o download do nosso material gratuito e aprenda a criar imagens incríveis para os seus projetos online.

Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os colegas da faculdade.

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