Assim como na fotografia, a influência da luz na arquitetura é de suma importância, já que ela exerce um papel fundamental no conforto visual dos ocupantes.
“A luz precisa ser compreendida antes que você comece a controlar o resultado final de sua fotografia.” David Bailey (fotógrafo)
A luz emergiu como uma estratégia central no processo de design, destacando-se como uma declaração tanto da excelência funcional quanto estética de um ambiente.
Nesse artigo iremos levantar os principais pontos sobre a influência da luz para Renderizações, com base na metodologia Lev Render.
Para começarmos nosso estudo, é importante entendermos mais sobre a luz e sua hierarquia, o que possibilita criações equilibradas e realistas.
A hierarquia das luzes é essencial para controlar a aparência e a sensação visual de uma cena, permitindo alcançar os resultados desejados em termos de estética, narrativa e comunicação visual.
É a partir delas que criamos ambientes bem iluminados, como verdadeiras fotografias.
Key Light
A “key light” é a principal fonte de luz em uma cena, seja em fotografia, cinematografia ou design de iluminação.
Ela é geralmente posicionada de maneira estratégica para iluminar o objeto ou sujeito principal de forma a criar sombras e realces que definam sua forma e textura.
A key light é fundamental para estabelecer a iluminação geral da cena e pode ter um impacto significativo na atmosfera e no visual geral.
É com ela que trazemos coerência na iluminação em relação ao projeto, transformando a renderização em um ambiente realista e detalhado.
Fill Light
Enquanto a key light é responsável por definir a forma e textura do objeto ou sujeito principal, a fill light ajuda a reduzir o contraste entre as áreas iluminadas e as áreas sombreadas, criando uma iluminação mais equilibrada e suave na cena.
Isso ajuda a eliminar as sombras mais duras e a criar uma sensação de iluminação mais natural e uniforme.
A combinação da key light e da fill light, juntamente com outras fontes de luz secundárias, permite controlar a aparência da iluminação em uma cena, criando diferentes efeitos visuais e transmitindo diversas emoções.
Composition Light
A iluminação de composição pode envolver a disposição cuidadosa de fontes de luz para destacar pontos focais, criar equilíbrio de luz e sombra, direcionar o olhar do espectador e acentuar a atmosfera geral da cena.
Ela pode envolver o uso de diferentes tipos de luz, como luzes principais, luzes de preenchimento, luzes de destaque e até mesmo luzes de efeito, para alcançar o efeito desejado.
Câmera
Trabalhamos com a câmera, pois é de extrema importância ter a sensibilidade de pensar no projeto como uma fotografia.
Além de ser uma configuração dentro do próprio V-ray, onde podemos utilizar algumas configurações avançadas, para dar mais qualidade ao produto final.
A câmera é importante ao enquadrar a cena e até mesmo para equilibrar as luzes.
Frame Buffer
Na Lev utilizamos o Frame Buffer, uma ferramenta do V-ray, para alterar a intensidade da luz na nossa imagem.
No Layer Exposure no V-ray temos as opções de?
- Exposure
- HighLight Burn
- Contrast
Uma ótima ferramenta para modificar detalhes da sua iluminação, ensinamos tudo sobre essa ferramenta no nosso curso Lev Render.
Moods de iluminação
Os moods de iluminação são ferramentas criativas que têm um impacto profundo na maneira como percebemos e experimentamos o mundo visual ao nosso redor.
Eles permitem uma personalização profunda da estética e das emoções transmitidas por uma cena ou projeto.
Você pode representar o mesmo projeto com diferentes Moods, permitindo causar ao espectador diferentes sensações ao ver o resultado da sua criação.
Confira os principais Moods de iluminação:
Day
A luminosidade solar continua a ser proeminente, e o cenário do mood de iluminação “Day” permanece como uma escolha querida para projetos renderizados.
Como indica o nome, esse cenário incorpora na imagem a vivacidade e o vigor de um dia claro, com um céu azul e poucas nuvens.
A cena de visualização arquitetônica produzida nesse ambiente é consistentemente bem-iluminada e, frequentemente, apresenta um notável senso de volume, devido à interação de luz e sombra que ocorre naturalmente.
Golden Hour
Esse mood de iluminação cria uma luminosidade suave e calorosa que irradia lateralmente, adicionando uma sensação de calor à cena.
Nesse período do dia, que ocorre aproximadamente uma hora antes e uma hora após o pôr do sol e o amanhecer, a iluminação do entorno assume tons alaranjados e expressivos.
Dado que o sol se encontra mais próximo à linha do horizonte, a luz assume uma qualidade mais suave e estável, fazendo com que as sombras se prolonguem e adquiram um caráter menos dramático.
Esse efeito, por sua vez, realça de modo significativo o objeto que está sendo capturado pela câmera.
Overcast
Outro mood frequentemente empregado na visualização arquitetônica é o “overcast”, que corresponde a condições nubladas.
Caracteriza-se por uma iluminação difundida, que resulta em sombras de aspecto “esfumaçado”. O cenário “overcast” oferece notável fidelidade nas cores e realce das texturas e revestimentos, pois a luz assume um tom branco, acentuando os tons autênticos.
Blue Hour
As fotografias capturadas durante a “blue hour” adquirem um toque romântico, transmitindo uma sensação de tranquilidade e hospitalidade tão almejada nos projetos arquitetônicos.
O mood “Blue Hour” se dá quando o sol já se pôs, mas a noite ainda não se instalou por completo.
Enquanto a escuridão gradualmente domina a cena com o avançar da noite, as luzes artificiais fornecem um aconchego que convida o observador a apreciar os minuciosos elementos da composição.
Iluminação em ambientes externos
Na fotografia, cinematografia e design de iluminação, a composição é a organização dos elementos visuais dentro de uma cena para criar uma imagem coesa e atraente.
A luz desempenha um papel fundamental na composição visual, influenciando a maneira como os elementos são percebidos e se relacionam entre si.
Com esses conceitos básicos em mente, iremos mostrar algumas possibilidades de iluminação com o V-ray em ambientes externos.
Sunlight
É a partir dessa ferramenta que conseguimos alterar a orientação do sol, intensidade, reflexos e tipos de céu, portanto é com ela que construímos os Moods de iluminação.
- Custom Orientation
Essa ferramenta permite uma customização da posição do sol, como indica o nome.
Ao ativar essa configuração, você terá acesso a posição do norte, assim como uma rosa do ventos e também aos graus em relação ao horizonte.
- Color and Intensity
Com ela você altera o reflexo do sol, vamos exemplificar as funções dessa ferramenta.
O Color altera a cor do reflexo do sol, no exemplo abaixo utilizamos a cor vermelha para evidenciar como funciona essa opção.
No Color Mode damos preferencia em ao modo Override, pois o aspecto dos materiais ficam com uma qualidade maior durante a renderização.
Em algumas exceções utilizamos outros modos.
Já no Intesity Multiplier é uma opção que deve ser utilizada com cautela, dependendo do valor que você aplica aqui, sua imagem pode ficar estourada, perdendo a qualidade do projeto e sendo difícil de ser alterado depois.
Por esse motivo, preferimos deixar essa configuração no 1 e alterar a exposição com outras ferramentas, como por exemplo nas configurações da câmera.
O Size Multiplier é o tamanho da circunferência do sol e está atrelado diretamente com o tamanho das sombras, confira o exemplo.
Essa configuração permite sombras mais difusas, consequentemente mais realidade ao seu Render.
- Sky
Com o Sky Model conseguimos alterar o aspecto do céu, seja ele mais limpo ou nublado.
- Albedo
O albedo é o poder de reflexão de um material e é a soma dos componentes difuso, reflector, refrativo e translúcido do material.
Com ele você alterar a altura do horizonte, além da intensidade e cor.
- Clouds
O Clouds permite que acrescentemos nuvens de maneira editável, podendo ser elas mais densas ou menos densas, diferentes disposições, dentre outras possibilidades.
Mapas HDRIs
Diferente do Sunlight os Mapas HDRIs já entrega diferentes moods de iluminação e tipos de céus já configurados, na Lev utilizamos os Mapas HDRIs da Poly Haven.
Outra opção de bons mapas HDRIs é a biblioteca Chaos Cosmos do próprio V-ray.
Depois de fazer o download do nosso mapa, é hora de aplica-lo no projeto, através do V-ray.
O primeiro passo para aplicar nosso Mapa é desativar a configuração do Sunlight, para não ocorrer conflito entre Sunlight e o HDRI.
O próximo passo é inserir a Dome Light, localizada na barra de ferramentas do V-ray.
Ao ativar essa opção, o V-ray ira gerar um mapa HDRI padrão e a Dome Light entrara para a lista de luzes no Asset Editor.
Agora iremos abrir as configurações da Dome Light e selecionar esses dois ícones destacados abaixo para inserir o Mapa HDRI escolhido:
Pronto seu mapa HDRI está aplicado.
Estamos disponibilizando mapas HDRIs criados pela equipe Lev para download nesse artigo. 👇
Conclusão
Em conclusão, a iluminação desempenha um papel fundamental em realçar a beleza, segurança e funcionalidade dos espaços ao ar livre.
Ao longo deste artigo, exploramos as diferentes técnicas e opções disponíveis para a criação de ambientes externos bem iluminados.
Além de conteúdos técnicos te apresentamos os Moods de iluminação e explicamos a Hierarquia das luzes, para clarear o que é luz e como podemos explora-la dentro do projeto de renderização.
Portanto, ao abordar projetos de iluminação externa, é imperativo adotar uma abordagem holística, considerando a estética, funcionalidade e impacto ambiental.
Ao fazê-lo, poderemos criar espaços externos deslumbrantes que se integram harmoniosamente e transmitem emoções, ao mesmo tempo em que valorizam a segurança e o conforto de todos que os frequentam.
Com a contínua evolução da renderizações é possível criar diferentes atmosferas e sensações apenas modificando a luz.
Para encerrar esse artigo te convidamos a conhecer nosso curso Lev Render, onde dedicamos um módulo inteiro e aprofundamos ainda mais os conceitos de iluminação, como criar um ambiente interno e externo de maneira prática utilizando o SketchUp e o V-ray.
Além da pós produção com o Photoshop, o que permitira criações como essa: