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Arquitetura – 8 Ideias de conteúdo para publicar no Instagram 

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Para arquitetos é fundamental ter uma pauta com ideias de conteúdo para publicar no Instagram, afinal, são muitas tarefas durante o dia e um bom planejamento pode atrair mais clientes e melhorar o engajamento do perfil.

Uma das principais estratégias de comunicação, é o planejamento de conteúdo, caracterizado por uma pauta pré-estabelecida, que pode ser diária/semanal ou mensal.

Para ter sucesso, engajar o perfil com diversas interações e aumentar o número de seguidores, o arquiteto precisa ter uma lista de ideias de conteúdo para publicar no Instagram.

Do contrário, o perfil pode ficar obsoleto, e muitos entusiastas da arquitetura e decoração, poderão simplesmente, perder o interesse pela página – o que é ruim para o profissional, sobretudo, para quem está iniciando sua carreira.

Um perfil no Instagram pode ter diversos objetivos, como por exemplo, construir uma audiência, obter uma posição de especialista em determinada área, ou vender serviços e produtos.

Seja qual for o seu principal objetivo, o seu conteúdo precisa fortalecer a identidade da sua marca!

O segredo do sucesso

 

A fórmula para obter sucesso com as publicações do Instagram, é o resultado de uma soma simples: Planejamento + Consistência.

  • Planejamento – Como citamos anteriormente, o planejamento consiste em criar um plano de ação relacionado as publicações. Nesse caso, é preciso definir uma agenda, com os melhores dias e horários para criar os posts. Através de um bom planejamento, você garante a produtividade do seu dia, sem contar, que conseguirá entregar um conteúdo relevante para sua audiência. A ideia é encantar seus seguidores, por meio de imagens conceituais, textos persuasivos e temas interessantes.
  • Consistência – Com o planejamento de conteúdo em mãos, será mais fácil manter a consistência das publicações. Ainda que você não consiga publicar uma imagem por dia, o ideal é publicar ao menos 3x por semana. A rotina se faz necessária, quando o assunto é manter o conteúdo engajado.

Existe uma frequência ideal para publicar no Instagram de Arquitetura?

Muitos arquitetos e designers de interiores se preocupam com essa questão, pois seus dias são corridos, e muitas vezes, os projetos consomem boa parte de sua rotina.

É preciso compreender que a quantidade de publicações pode gerar um impacto direto no crescimento do perfil. Portanto, se você publicar mais de uma vez por dia e interagir com os seguidores, as chances de ‘bombar’ o seu perfil rapidamente, serão maiores!

Mas de qualquer forma, seguindo a fórmula do sucesso: Planejamento + Consistência, você certamente não precisará se preocupar com a frequência, apenas com a qualidade das publicações e com a importância delas na vida de sua audiência. 

 

8 Ideias de conteúdos para publicar no Instagram

Anota aí!

Vamos a uma verdade que todo arquiteto precisa saber: o Instagram não serve apenas de portfólio. Na realidade, ele requer muito mais do que apenas imagens de projetos. 

Essa rede social, tornou-se uma das maiores do mundo e não foi à toa. Atualmente, o Instagram oferece dezenas de ferramentas para empresas, visando o crescimento profissional e focando na venda de produtos e serviços.

Dessa forma, não faz sentido apenas publicar imagens de projetos. Você precisa oferecer muito mais do que isso para seus seguidores, que por sua vez, estão ansiosos para aprender mais com você.

Sendo assim, seu conteúdo precisa fomentar os usuários, e para isso, selecionamos 8 ideias de conteúdo para publicar no Instagram de Arquitetura:

 

  • Posts com dicas 

 

Esse tipo de conteúdo é um dos mais queridinhos dos seguidores!

Ao criar uma publicação dando dicas de decoração, dicas de como escolher a paleta de cores, dicas de objetos decorativos etc. – você se aproxima do usuário, que geralmente, está disposto a aprender sobre determinado assunto e até mesmo te contratar.

Para publicar dicas no Instagram, vale apostar na criatividade. Você pode publicar uma foto + texto, infográfico, frase, ou mesmo, um pequeno vídeo.

  • Posts do cotidiano

Também chamados de ‘posts do dia-a-dia’, são aqueles em que você publica imagens do seu escritório, da rotina de trabalho, da equipe e dos projetos em andamento.

Basicamente, você irá compartilhar os bastidores do seu negócio com seus seguidores, que começam a se sentir parte da equipe e passam a confiar ainda mais em seu trabalho.

  • Posts com notícias

Esse tipo de conteúdo serve para antecipar informações, seja sobre o seu trabalho, ou ainda, sobre notícias relacionadas a ele.

Por exemplo, se você tiver prestes a lançar um serviço novo, pode publicar um post falando um pouco sobre como será o lançamento, aguçando a curiosidade da audiência.

Bem como, vale a pena publicar uma notícia sobre arquitetos renomados, projetos famosos ou algo do gênero. Tudo é valido para manter seus seguidores atentos e motivados para continuar acompanhando seu perfil.

  • Posts com projetos autorais 

Você também precisa publicar seus projetos autorais, pois isso gera maior credibilidade e transmite confiança para os usuários da rede.

O ideal é focar na solução e não na autopromoção!

Portanto, publique uma foto com uma legenda falando sobre o que foi realizado para melhorar o ambiente. E como o seu trabalho valorizou aquele espaço e melhorou a vida do cliente.

  • Posts com o “antes e depois”

Outra ótima ideia de conteúdo para publicar no Instagram de Arquitetura são as fotos com o antes e depois de projetos.

Todo mundo adora ver como o ambiente era, e como o arquiteto fez a magia acontecer!

A verdade por trás dos posts ‘antes e depois’ é que eles contam uma história, e o público ama histórias. Tanto que esse tipo de publicação, é uma das que mais recebem interações na rede.

E apesar de ser uma foto de antes e depois, se atente em cuidar da foto do antes, para que não passe a impressão de uma foto desorganizada e não muito atrativa, quando se deixa aparecer vassoura, lixos, louças sujas, algum tipo de bagunça.

O que mostra um descuidado. Portanto, mesmo em uma foto do “antes”, produza ela com o mesmo cuidado que teria com a foto do seu projeto pronto. Afinal, ela irá entrar para o seu feed do instagram. 

E se não tiver o cuidado necessário, ela pode mais repelir os clientes do que atrair. 

Outra sugestão, é usar o formato carrossel e primeiro colocar a foto do depois, e na próxima imagem, a do antes. Assim, você garante que no seu feed apareça o seu projeto pronto. 

  • Posts inspiradores 

Nesse caso, você vai publicar imagens de outros profissionais. Para isso, é preciso ter uma autorização prévia, bem como, terá que atribuir os créditos aos autores. 

Acontece que os posts inspiradores são aqueles que retratam uma cultura por trás do seu trabalho. São eles que te ajudam a construir uma identidade profissional e definem parte do que você está se tornando.

 

  • Posts com novidades 

 

Todo arquiteto ou designer de interiores ama participar de eventos de arquitetura. Em contrapartida, todo seguidor ama ver fotos das mostras e feiras do segmento.

Por isso, apostar nos posts com novidades é um jeito inteligente de manter o seu perfil engajado. Você pode fazer vídeos, publicar imagem de peças, tendências e tudo o que julgar interessante.

  • Posts com exclusividade

exclusividade

Se você tem um blog, uma página no Facebook e o perfil no Instagram, reserve parte do conteúdo para publicar exclusividades.

Os seguidores do Instagram adoram receber conteúdo em primeira mão, por isso, valorize esse movimento e entregue um pouco mais para quem te acompanha nessa rede.

 

BÔNUS: Mais algumas ideias de conteúdo para publicar no Instagram de Arquitetura 

Como se não bastasse essa lista incrível com 8 ideias de conteúdo para publicar no Instagram, nós da LEV DESIGN vamos te apresentar mais algumas ações que poderão te ajudar a construir sua audiência:

 

  • Use a opção de Repost

 

Se por alguma razão, você ficar sem conteúdo para publicar em determinado dia, a opção de repost pode ser sua salvação!

O repost pode atrair mais seguidores para a sua página, pois ele serve para republicar conteúdo de outros perfis relacionados ao seu.

Use o repost, mas use com moderação!

 

  • Crie conteúdo no Stories

 

O Stories é aquela opção que o Instagram oferece para a criação de vídeos e imagens dinâmicas. 

É possível fazer vídeos de até 15 segundos para conversar com sua audiência. Além disso, por lá você pode publicar diversas imagens, que depois de 24 horas serão apagadas automaticamente pela plataforma.

Converse com os usuários, compartilhe imagens do dia-a-dia e faça perguntas, use a opção de enquete e tudo o que for válido para chamar a atenção dos seguidores. 

Conclusão 

O que não falta são ideias de conteúdo para publicar no Instagram de Arquitetura, não é mesmo?

Lembre-se que independente da frequência de publicações, é preciso interagir com os seguidores. Portanto, responda mensagens, comentários e curta as publicações de outras pessoas.

Para fortalecer suas ações de marketing digital, você precisa ser um profissional empenhado em nutrir o relacionamento com o cliente, que muitas vezes, começa dentro das redes sociais.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe nosso conteúdo com os colegas e continue acompanhando nossas próximas publicações.

 

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