LEV DESIGN

7 Dicas para trabalhar em casa durante e depois da pandemia

compartilhe

Como potencializar sua rotina de trabalho durante e depois da pandemia? Confira nossas 7 dicas para trabalhar em casa com tranquilidade e foco!

Antes de mais nada, precisamos ter olhares diferentes para cada um de nós. Isso significa que nem todo mundo é igual, portanto, cada um tem seu jeito de lidar com as situações que nos acometem no coletivo.

Um bom exemplo disso, é que em meio a pandemia, muitos arquitetos e designers, que tiveram que trabalhar exclusivamente em casa, começaram a buscar meios de explorar sua criatividade.

No entanto, outros estão voltados para seu lado empreendedor, focando suas carreiras em aprender mais sobre Marketing Digital, Empreendedorismo etc.

Independentemente, de em qual lado você se encontra agora, ou ainda, como você está lidando com suas experiências nesse momento, é fundamental focar em ações que irão te colocar no eixo, a fim de aumentar seus resultados pessoais e profissionais.

Por isso, queremos te apresentar 7 dicas para trabalhar em casa durante e depois que tudo isso passar.

Você também vai gostar de ler: “3 Técnicas par Vivenciar Transformações Positivas na sua Rotina”

 

Encontrando o lugar certo de todas as coisas

02

Para um arquiteto ou designer de interiores é muito complicado separar a vida pessoal da rotina de trabalho.

Isso porque, vivemos mergulhados em projetos e obras. Estamos em contato com o cliente e/ou chefe o tempo todo. E nossas mentes transbordam ideias e pensamentos – coisas das mais variadas possíveis.

Todavia, de repente, nos deparamos com uma crise. Uma pandemia de um vírus novo, que nos joga para longe de nossos alicerces. Afinal, assim como a maioria dos outros seres humanos, gostamos de estar no controle!

Mas, talvez esse seja o melhor momento para encontrar o lugar certo de todas as coisas.

Talvez, seja preciso manter a disciplina, a alta performance e os hábitos em ascensão. Contudo, sem perder a tranquilidade e a paz que nossas mentes e corpos merecem.

Agora é hora de compreender que sua casa é seu verdadeiro refúgio. E que não há lugar melhor no mundo para explorar todo seu potencial criativo.

Em sua casa você pode viver seu ócio, sua inércia… bem como, pode produzir seu melhor projeto.

Enfim, antes de querer ser um profissional super empenhado e produtivo durante e depois da pandemia, lembre-se de ser alguém que faz àquilo que gosta. E que acredita que através do próprio trabalho, pode semear uma mudança no mundo!

 

7 Dicas para trabalhar em casa durante e depois da pandemia

Com efeito de alterar a rotina engessada de trabalho, muitos escritórios de arquitetura já liberavam seus profissionais para trabalharem alguns dias em casa.

Porém, obviamente, que a pandemia alterou ainda mais os processos na rotina dos profissionais, que por sua vez, agora estão exercendo suas funções, exclusivamente, de casa.

Nesse sentido, a fim de explorar as possibilidades que o home office oferece, confira 7 dicas para trabalhar em casa durante e após a pandemia do coronavírus.

#1 – Crie um Home Office que te dê Prazer ao trabalhar em casa

03

Quando você sai de casa e vai para o escritório, você gosta do que vê?

Gosta da sua mesa, da sua cadeira e da vista que você tem?

Embora isso possa parecer bobagem, saiba que gostar do ambiente do trabalho é essencial para garantir que a produção será eficiente. E, como agora você precisa trabalhar em casa, precisa gostar disso!

Portanto, faça o possível para deixar seu ambiente confortável, aconchegante e produtivo. Ou seja, sem distrações.

#2 – Lembre-se de garantir que cada coisa esteja em seu lugar

04

Mantenha esse ambiente limpo e organizado, pois esses são aspectos fundamentais para exercer suas atividades laborais com êxito!

Se você estiver trabalhando em um local que te faça perder o foco facilmente, como por exemplo, perto de uma televisão ligada, ou ainda, ao lado de uma janela ou porta barulhenta, provavelmente isso não vai ser legal!

Seu local de trabalho em casa deve ficar longe das atividades domésticas, bem como, precisa te ajudar a render tudo o que você, de fato, precisa render!

Em suma, prefira um ambiente silencioso, arejado e iluminado. Esses pilares irão fazer a diferença em seu trabalho em casa.

#3 – Foco e Disciplina são a bola da vez

05

Com toda a certeza do mundo você já sabe que, tanto no escritório como em casa, é preciso ter foco para conseguir desenvolver um bom projeto, do início ao fim.

No entanto, a disciplina vai ser um quesito importante nessa trajetória, pois através dela será possível manter a motivação e o foco alinhados, com a finalidade de garantir que os prazos sejam cumpridos sem comprometer a qualidade dos projetos.

Defina horários para tudo. Crie metas. Estabeleça prazos em cima dos prazos já existentes.

Esses são alguns truques que irão te ajudar a se manter firme e produtiva(o)!

#4 – Faça Reuniões Remotas

06

Outro ponto que não poderia ficar de fora da lista com 7 Dicas para trabalhar em casa durante e depois da pandemia, é que os encontros remotos são mais do que necessários nesse momento.

Você pode utilizar uma, das infinitas possibilidades para contactar colegas de trabalho, chefe e clientes. Como por exemplo:

  • Utilize as vídeo chamadas para discutir pontos relevantes dos projetos;
  • Crie grupos e listas de transmissões que possibilitem a interação de todos a respeito do trabalho;
  • Grave vídeos e envie para clientes, mostrando os detalhes do projeto e suas ideias de modificações…

Sempre que possível, garanta que haja uma interação entre você e os demais!

#5 – Cuide bem do seu Planejamento

07

É muito importante planejar suas tarefas, considerando as exigências pertinentes de cada uma.

Nesse caso, programe seus dias, suas semanas e meses. Independentemente, do tempo que vá durar a pandemia, é imprescindível que você siga tudo o que foi planejado.

Essa ação minimiza possíveis surpresas indesejadas e te ajuda a criar soluções para problemas que possam surgir no meio do caminho.

#6 – Aprecie sua nova rotina

08

Reclamar não vai mudar o cenário atual. O que nos resta é aceitar com atenção o que está sendo entregue a nós.

Portanto, para conseguir manter os compromissos diários em dia, sem que tudo fique bagunçado, comece a olhar com afeto para sua nova rotina.

Agradeça esse processo de transição e identifique o que pode ser feito para melhorar seus processos.

Existem muitos meios de otimizar a produção dos seus conteúdos. Nós mesmas, sempre falamos disso em nosso Instagram.

Sendo assim, tente enxergar tudo isso como uma grande oportunidade de aprendizado!

#7 – Ao trabalhar em casa, se auto avalie

09

Se observar é um exercício difícil, que requer paciência e muitas calma. Mas, o ato de trabalhar em casa pode ser bastante útil, no sentido de nos autoavaliarmos – pessoal e profissionalmente.

Por isso, o autoconhecimento será essencial para que você descubra o que funciona e o que não funciona em sua rotina trabalhando em casa.

Através dessa autoavaliação, você será capaz de identificar os horários que te ajudam a produzir mais, tal como, conseguirá aguçar sua criatividade, explorando detalhes que até então, passando despercebidos.

E aí, o que você achou de tudo isso? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.