LEV DESIGN

7 Dicas para Montar um Home Office Simples e Funcional

compartilhe

Trabalhar em casa tem sido uma ação relevante no combate à pandemia, por isso ter um home office simples e funcional é essencial nesse momento de crise.

Embora para muitos profissionais da área seja comum levar trabalho para casa, nem todos estavam prontos para enfrentar o atual cenário.

A crise do novo coronavírus têm representado um grande desafio na carreira de muitos profissionais, incluindo arquitetos e designers, que por sua vez, tiveram que migrar seus escritórios para dentro de casa.

Talvez o grande desafio dessa jornada, seja justamente, ter de ajustar espaços que até então, eram destinados à outros ambientes, cuja função era completamente diferente da que assumimos na rotina de trabalho dentro do escritório.

Portanto, vamos deixar aqui alguns truques que irão te ajudar a montar um Home Office simples e funcional, sem precisar gastar muita grana ou ainda, ter que quebrar paredes.

Você também vai gostar de ler: “3 Técnicas para vivenciar transformações positivas na sua rotina diária”

#1 – Um Home Office Simples e Funcional precisa ser Confortável

02

Ainda que essa dica pareça ser bastante óbvia, alguns profissionais ‘pecam’ por priorizarem a beleza e não o conforto.

Obviamente, que em um ambiente como o escritório, onde recebemos clientes e colegas de profissão, é fundamental ter uma área espaçosa, com cadeiras e mesas estilizadas, que não necessariamente, precisam ser ergonômicas e confortáveis.

Todavia, o seu Home Office precisa, obrigatoriamente, de muito conforto. Afinal, além de estar se tornando o seu novo ambiente de trabalho, ele provavelmente também será um espaço menor.

Portanto, foque na ergonomia da cadeira. Dê preferência para um objeto que te faça querer passar horas do dia nele.

Além disso, escolha uma mesa que corresponda à sua altura, dessa forma não será preciso fazer ajustes ou usar suportes para os pés na tentativa de regular sua postura durante um dia longo de trabalho.

#2 – Crie uma Decoração que Impulsione sua Produtividade

02

A grande maioria dos arquitetos e designers de interiores, realmente gosta de projetar.

Mas, será que para montar um home office simples e funcional, você precisa cumprir todas as etapas que está acostumada(o) a realizar durante a execução de seus projetos comerciais?

A fim de otimizar sua rotina e conseguir impulsionar sua produtividade, pense em um espaço que possa potencializar seus resultados. E para isso, não é preciso se preocupar muito com os detalhes do projeto.

Decore esse espaço com imagens que te façam sentir orgulho de sua profissão.

Você pode, por exemplo, montar um mural com fotos de viagens, visitas à lugares que te inspiram, ou até mesmo, pode pendurar imagens de outros projetos que desenvolveu e, sente muita alegria em revê-los.

Tudo isso pode te ajudar a manter a motivação durante o dia-a-dia nesse novo espaço de trabalho.

Além disso, lembre-se de deixar o ambiente organizado. Sem muita papelada em cima da mesa. Esconda também os cabos dos aparelhos eletrônicos, pois isso pode acabar te desmotivando.

 

#3 – Monte um Espaço sem Distrações

04

Se você acompanha a gente já sabe que focamos na alta performance para arquitetos e designers, afinal, nosso intuito é te ajudar a explorar cada vez mais o seu potencial criativo.

Por isso, nossa terceira dica sobre como criar um home office simples e funcional é: elimine as distrações!

Conforme os dias forem passando e você for se sentindo cada vez mais solitária(o), é comum querer espiar as notificações do celular.

Bem como, é natural querer ler uma notícia ou outra, enquanto trabalha em uma modelagem ou renderiza algumas imagens para o Instagram.

Contudo, caso você se deixe levar pelas distrações, pode acabar sendo engolida(o) por elas!

Nesse sentido, procure trabalhar em um espaço que não tenha televisão, se possível, que tenha uma porta para garantir a privacidade, assim como, para preservar o isolamento acústico do ambiente.

Esses pequenos detalhes já farão toda a diferença durante sua rotina no home office.

#4 – Um Home Office Simples e Funcional precisa ser Iluminado

05

Você mais do que ninguém, sabe da importância da iluminação em um projeto de interiores.

Sendo assim, acerte a mão na iluminação do seu home office, por mais simples que ele seja, é fundamental que ele esteja bem iluminado!

A saber que luzes amareladas podem aumentar a sensação de conforto, enquanto as luzes brancas são essenciais para aumentar o foco durante a produção, busque um meio-termo:

  • Você pode usar uma luminária ajustável de mesa sobre a bancada;
  • Instalar spots em prateleiras sobre a mesa;
  • Pendurar um lustre em cima da mesa.

Embora exista muitas opções legais e funcionais no mercado, lembre-se que o mais importante nisso tudo, é aproveitar a iluminação natural do ambiente.

Por isso, se puder, instale sua mesa de trabalho próximo à uma janela iluminada e ventilada.

 

#5 – Dê vida ao Home Office

06(1)

 

Já que você não irá dividir esse espaço com outros colegas do escritório, que tal inserir algumas plantinhas nele?

Eventualmente, o sentimento de solidão pode surgir na rotina home office.

Por isso, conversar com as plantas. Dedicar alguns minutinhos à rega… pode aumentar a sensação de pertencimento, o que por consequência, aumentará seu sentimento de bem-estar e prazer ao trabalhar sozinha(o).

Se não houver muito espaço, insira cactos e suculentas em um cantinho da mesa, ou sobre uma prateleira. Também vale a pena apostar em um vaso com uma espada-de-são-jorge no chão, ou uma pequena palmeira de canto.

#6 – Deixe tudo ao seu alcance

06

Já que você terá que passar muitas horas do dia trabalhando nesse novo espaço, o melhor a se fazer é estipular horários para trabalhar e descansar.

Sendo assim, a fim de evitar ‘saidinhas’ desnecessárias (que podem acabar consumindo seu tempo), procure deixar tudo ao seu alcance. Como por exemplo:

  • Tenha uma garrafa de água sempre disponível;
  • Se necessário, também deixe uma garrafa de café por perto;
  • Coloque uma lixeira ao lado da mesa para o descarte de anotações e rascunhos;
  • Organize em pastas e gavetas seus esboços, material de escritório etc…

#7 – Um Home Office Simples têm móveis multifuncionais

07

Por fim, nossa última dica para montar um Home Office Simples e Funcional está na escolha dos móveis.

Se você tiver que montar seu home office no quarto, procure inserir um armário multifuncional (daqueles usados em lavanderias, por exemplo). Ele pode servir tanto para guardar eletrônicos, quanto para organizar papeis e projetos do escritório ou da faculdade.

No entanto, se você precisa de um home office simples e funcional na sala, pode usufruir de um baú que poderá guardar objetos em seu interior, bem como, poderá servir como base para livros e outros objetos de decoração.

Viu só como através de alguns simples truques é possível garantir a organização e a produtividade em um ambiente ‘improvisado’, porém altamente funcional?

Gostou das dicas desse artigo? Se inscreva na nossa lista vip e receba mais conteúdos como esse!

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.