LEV DESIGN

7 Dicas para melhorar o design do seu site

compartilhe

Para atrair visitantes e prospectar novos clientes, é essencial aplicar essas 7 dicas para melhorar o design do seu site, seja você arquiteto(a) ou designer de interiores. Confira!

Primeiro, é preciso dizer que ao criar um site de arquitetura, você precisa ter em mente que deverá mostrar seus projetos. Portanto, a área para a apresentação de um portfólio, deve receber maior destaque dentro do seu website.

Antes de desenvolver seu site, é fundamental criar uma estrutura, cujo planejamento aborde as principais características que podem estar presentes em suas páginas:

  • Página de portfólio
  • Página sobre a empresa 
  • Formulário de contato
  • Widgets de redes sociais
  • Caixa de assinatura
  • Blog

Outros aspectos também são relevantes, como a divulgação de cursos, materiais para download, área de depoimentos – todos poderão ser incluídos no layout do site, mas é preciso ter um esqueleto inicial para ter como ponto de partida.

Diante disso, você já poderá ir para o próximo passo, que é colocar nossas dicas em prática. Boa leitura!

 

7 Dicas para melhorar o design do seu site

Embora cada profissional tenha sua própria identidade, como você já percebeu, existem alguns pontos em comum, que servirão para a construção de um layout atraente e funcional, seja qual for a sua área de atuação (arquitetura, designer de interiores, decoração, paisagismo…). 

Portanto, para melhorar o design do seu site, tornando-o agradável e fácil de usar, selecionamos 7 dicas que te ajudarão nessa tarefa. Anote aí:

 

  • Espaçamento

 

O espaçamento existente entre os elementos inseridos dentro do seu layout, irão assegurar a melhoria na legibilidade e no fluxo visual da página. 

Dessa forma, é preciso manter a consistência no uso dos espaços. Como por exemplo, garantir que elementos semelhantes, possuam um mesmo espaçamento. 

Da mesma forma que em publicações de artigos, o espaçamento entre as linhas, o tamanho das imagens e o uso de bordas – devem seguir um único padrão.

Sem contar, que é através do espaçamento que você consegue definir um ponto de foco para melhorar a compreensão do visitante e direcioná-lo para uma chamada para ação, por exemplo.

Para acertar no uso de espaçamento, você pode:

  • Usar uma cor sólida de fundo, ou uma textura bem empregada;
  • Escolher um elemento central de destaque;
  • Manter as informações organizadas em blocos iguais, sobretudo, se forem replicadas;
  • Não criar elementos que distraiam o visitante. É importante evitar disputas entre os blocos construídos dentro do layout.

Ou seja, compreender a importância do espaçamento é fundamental para melhorar o design do seu site.

 

  • Página “Sobre” 

 

Apesar de ser uma página que tem por objetivo apresentar os valores e a filosofia da empresa, a página “sobre” deve transmitir uma mensagem clara aos leitores, evitando delongas.

Para trabalhar corretamente sua “página sobre” – você pode inserir links de redes sociais, ou ainda, links internos que redirecionem o usuário para outras páginas dentro do próprio site.

Além disso, para garantir que o design do seu site seja atraente e convidativo, insira fotos da equipe, vídeos e imagens que representem a marca e possam manter os visitantes dentro do site.

 

  • Página de Contato

 

Dentre as 7 dicas para melhorar o design do seu site, não podemos deixar de fora a importância de lapidar a página de contato. Afinal, através delas muitos negócios podem ser fechados, aumentando seu faturamento e sua cartela de clientes.

Informações como: 

  • Telefone (WhatsApp)
  • Endereço
  • E-mail

São essenciais para legitimar o seu negócio e garantir que os clientes conseguirão te contactar facilmente.

Para melhorar o design dessa página, você pode adicionar essas informações em formato de links, ou ainda, incluindo botões de ação.

Outra maneira de incrementar ainda mais a página, é incluir um formulário de e-mail, assim o usuário consegue falar com você, sem precisar ser redirecionado para fora do site.

 

  • Imagens

boas imagens

 

Todo mundo adora chegar em um site e se encantar com imagens deslumbrantes. Mas se o site for de um arquiteto ou designer, o desejo aumenta ainda mais, afinal, espera-se um visual bonito e moderno, repleto de imagens e fotos com projetos inovadores.

Além de imagens de projetos, você pode inserir ilustrações e criar blocos com fotografias de pessoas ou ambientes. A ideia é produzir uma sensação de movimento, fazendo com que os usuários interajam com as imagens e transite pelo site.

O ideal é evitar fotografias de bancos de imagem, do contrário, seu site poderá perder a identidade. Utilize imagens próprias e de alta resolução, sempre!

 

  • Navegação 

 

Outro item que não poderia ficar de fora da nossa lista com 7 dicas para melhorar o design do seu site, é a navegação.

O usuário precisa de uma boa usabilidade para navegar sem problemas pelo seu layout. Portanto, é preciso criar menus de fácil acesso, simples e apenas com a informação necessária, evitando excessos de páginas e widgets.

Nesse hiato, vale incluir ferramentas que poderão ajudar a melhorar o fluxo dos visitantes pelas páginas do site. Como por exemplo, o uso de setas para direcionar os usuários durante a visita, bem como, dividir os posts em categorias para melhorar o acesso ao conteúdo.

 

  • Calls-to-actions

 

Seja você da área de projetos de interiores, ou da área de paisagismo, o seu site precisa deixar sua intenção bem explicita.  Ou seja, se você deseja vender produtos ou serviços, os visitantes precisam compreender essa ação, do contrário, poderão acreditar que sua página serve apenas para mostrar seus projetos e pronto.

E o design do seu site tem a função de corresponder às suas necessidades profissionais, possibilitando a inclusão de ‘calls-to-actions’ para melhorar as conversões.

Para conseguir converter rapidamente, você pode utilizar das seguintes estratégias:

    • Título persuasivo e impactante, seguido de um botão com um link para formulário ou página de vendas;

 

  • Inserção das calls-to-actions na página inicial, de preferência no topo da página ou antes da primeira dobra.
  • Usar mais de uma chamada para ação no decorrer do site. Por exemplo: Faça um orçamento, Inscreva-se, Participe.

 

Nesse contexto, vale a pena usar links de redirecionamento, tanto nos botões, quanto em imagens e textos.

 

  • Botões

 

Por fim, nosso último item da lista com 7 dicas para melhorar o design do seu site, é o uso de botões. Como já citamos no item anterior, utilizar um botão faz toda a diferença para melhorar o layout e aumentar o número de conversões.

Portanto, todo botão precisa deixar claro que é um botão!

Isso significa que as pessoas precisam assimilar – logo de cara, que é preciso clicar nele para serem direcionadas para outro lugar de ação. Infelizmente, nem todo mundo sabe utilizar um botão corretamente, e acabam perdendo muitos clientes.

Para garantir assertividade ao utilizar um layout com botões:

  • Faça testes A/B para saber quais cores e formatos de botão estão sendo mais eficientes;
  • Crie botões de maneira consistente, respeitando as cores e formatos. Sem exageros;
  • Lembre-se que o usuário mobile também deseja clicar em seu botão, por isso, crie um botão legível.

Por fim, para melhorar o design do seu site…

Lembre-se de utilizar um design responsivo, onde o usuário poderá acessar seu site através de qualquer dispositivo, seja ele um smartphone, tablet ou computador.

Além disso, é preciso reforçar a escolha coerente da paleta de cores e da tipografia do layout.

Através das 7 dicas para melhorar o design do seu site, você conseguirá atrair mais visitantes, e consequentemente, aumentará seu faturamento.

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário com o link do seu site, além disso, compartilhe nosso artigo com os amigos e não se esqueça de fazer o download gratuito de nossos materiais.

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.