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7 Dicas para acertar na gestão de equipe remota

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Ter um time distribuído por diversas regiões do país, ou ainda do mundo, é algo cada vez mais comum entre empresas que estão em ascensão. Em função disso, é preciso aprender um pouco mais sobre gestão de equipe remota. E nesse artigo, você tem acesso a 7 dicas valiosas. Confira:

Segundo a Organização do Trabalho (OIT) em 2014, mais da metade das empresas da Suécia já trabalhavam via home office. E essa realidade se estende por boa parte do continente europeu.

Acontece, que em outros lugares do mundo, como China e Estados Unidos, o número de profissionais que estão realizando suas funções laborais dentro de casa, também está crescendo exponencialmente.

No Brasil, não tem sido diferente, e está cada vez mais comum contratar profissionais que exercem determinadas atividades, do conforto do seu lar.

No entanto, para empresas de pequeno ou grande porte, é preciso aprender como fazer a gestão de equipe remota ser eficiente, visando a qualidade dos resultados e a produtividade dos colaboradores.

Ademais, apesar de ser uma tarefa desafiadora, lidar com equipes remotas pode ser uma excelente estratégia de negócios, no que diz respeito a alta performance e economia.

 

Qual a importância de aprimorar a gestão da sua equipe remota?

gestão remota da equipe

Seja você um arquiteto(a) ou designer de interiores, certamente utiliza ou já utilizou, alguns dos inúmeros artifícios tecnológicos disponíveis para ampliar nossas relações de trabalho.

E isso acontece, porque o nosso tempo é escasso e vale muito dinheiro.

Diante disso, é preciso adotar estratégias para aprender a gerir o tempo, a fim de otimizar os processos e evitar grandes sobrecargas.

Por meio da tecnologia, dá para conversar com pessoas que estão em outros países. Acessar documentos e projetos via aplicativos de celulares, sem o risco de perder alguma parte importante.

Essa nova modalidade de trabalho, oferece ao seu escritório a chance de construir um time talentoso, ainda que nem todos estejam no mesmo ambiente que você.

Sem contar, que é possível atribuir a sua “equipe física”, mais interação com outras culturas e povos, visto que, fica mais fácil criar conexões com profissionais que vivenciam outras realidades em campo.

Portanto, existem muitas vantagens que podem agregar valor à sua marca. Mas antes de montar seu time, confira 7 dicas para acertar na gestão de uma equipe remota.

 

7 Dicas para acertar na gestão de equipe remota

Independentemente, se sua equipe remota está formada, ou se está em formação, saiba que essas dicas poderão te ajudar na administração do seu time. Anote aí:

#1 – Usar Ferramentas de Suporte

Primeiro, é preciso compreender que essa realidade de trabalho requer ações diferenciadas das tradicionais. Como é o caso das reuniões, por exemplo.

Portanto, ao mergulhar nesse tipo de interação, é preciso usar ferramentas que possam dar suporte, tanto para você – que irá liderar a equipe, quanto para os colaboradores – que estarão à espera de briefing e outros alinhamentos.

Existem basicamente dois tipos de ferramentas de suporte:

  • Ferramentas de gestão de projetos – Nesse campo, dentre as melhores estão o Trello e o Pipedrive, que serão úteis para garantir interações rápidas e eficientes.
  • Ferramentas de comunicação – Já nesse caso, o Skype e o Hangouts são fundamentais para eventuais chamadas de vídeo e mensagens instantâneas.

É claro que existem muitas outras ferramentas de suporte, e a escolha deverá ter como base as principais necessidades do seu escritório. Bem como, a maneira como sua equipe lida com cada uma das plataformas em questão.

#2 – Manter a Recorrência no Contato

Infelizmente muitos profissionais pecam nesse hiato. Isso porque, enviam um briefing e somem, voltando a aparecer, apenas para cobrar os resultados.

Não é assim que as coisas devem acontecer.

Ainda que não haja um espaço físico para reuniões e troca de ideias, é preciso estabelecer uma rotina de reuniões online, ou ainda, datas pré-fixadas para conversar sobre o projeto.

Isso é relevante, tanto para a empresa, que ficará a par dos processos, tal como, é extremamente importante para o profissional, que se sente motivado e evita aquela sensação de “solidão operacional”.

#3 – Evite a Discrepância de Informações

Muitas vezes, quando se tem uma equipe remota, parte das decisões importantes que são tomadas no decorrer das semanas, podem resultar em discrepância do que foi previamente combinado.

Apesar de parecer algo impensável de se fazer, acontece com frequência, pois a vida é corrida e muitas coisas acontecem simultaneamente.

Mas para evitar esse grande erro que pode comprometer o andamento dos projetos, nada melhor do que usar aplicativos para arquitetos, que podem ajudar a manter a comunicação o mais transparente possível.

#4 – Foque na Produção

foque na produção

Um dos pontos mais importantes da gestão de equipe remota, é compreender que antes de tudo, é preciso focar na produtividade e não apenas, no cumprimento de horários.

Ou seja, a qualidade dos projetos é muito mais importante, do que querer ter uma grade de horários específica para cada um dos funcionários.

Um princípio dessa nova geração, sobretudo, de quem escolheu trabalhar home office, é que é preciso conhecer a si mesmo, para respeitar as limitações e promover a alta performance em seu dia a dia de trabalho.

Portanto, não faz sentido querer determinar certos ‘mandamentos’ da hierarquia tradicional.

Um jeito de lidar com a insegurança sobre prazos e metas, é definir um cronograma flexível, que seja viável para empresa e para o profissional que executará a tarefa.

#5 – Compartilhe os Resultados

Os resultados nunca deverão ficar concentrados em um único lugar, ou com uma única pessoa.

Todo bom líder sabe que para fazer a gestão de uma equipe, é preciso manter a relação entre metas e resultados.

Sempre aponte o que está condizente com o que foi planejado, bem como, tudo aquilo que precisa ser melhorado pela equipe.

#6 – Promova a Integração entre a Equipe

integração entre equipe

Muitos projetos demandam mais de um profissional para serem concretizados com excelência. E através da integração, é possível garantir que haja interatividade entre os membros da equipe.

Outro aspecto muito relevante sobre a integração de equipe, é que a partir desse contato, novas ideias podem surgir, melhorando o cenário da sua empresa como um todo.

O sucesso do seu escritório de arquitetura não depende exclusivamente de você, pois com o time certo, você conseguirá o destaque que tanto procura!

#7 – Use a nuvem para Gerenciar Informações

Por fim, usar a nuvem é uma das ações mais inteligentes para gerir equipes remotas.

Atualmente, existem muitos aplicativos que promovem o gerenciamento de pessoas e de informações, de maneira ágil e eficaz.

Um bom exemplo disso, é o G Suite que conta com um conjunto de ferramentas disponibilizadas pelo Google, para simplificar a vida de quem trabalha de maneira remota.

O principal objetivo do G Suite e de outros aplicativos semelhantes, é o foco na produção de projetos em tempo real.

g suite celular

Ao utilizar a nuvem, você e seus colaboradores conseguem ter acesso às informações, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar do planeta.

Tudo o que for documentado e disponibilizado no sistema, fica online durante todo o dia, e pode ser acessado por todos da equipe. Ou seja, isso pode ajudar no cadastro e atualização de clientes, andamento de projetos e planilhas etc.

Como garantir a eficiência na gestão de equipe remota

E agora que você já teve acesso as 7 dicas para acertar na gestão de equipe remota, só precisa garantir que tudo funcione perfeitamente!

E como fazer isso de maneira eficiente?

Através de planejamento, incentivo de qualificações, como por exemplo, oferecer cursos que possam melhorar o rendimento e a qualidade dos serviços que serão realizados, e tudo o que for agregar valor as vidas de cada um dos profissionais que estão ao seu lado.

Viu só como é possível fazer a gestão da sua equipe remota com excelência?

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