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5 Dicas para atrair clientes através do Instagram

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Os apreciadores de arquitetura e decoração, acreditam que essa é a rede social ideal para vislumbrar seus sonhos e desejos. Por isso, selecionamos 5 dicas para atrair clientes através do Instagram e melhorar seu posicionamento de marca na internet.

O Instagram é uma das maiores redes sociais do planeta. Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo Ibope, está entre os 4 aplicativos mais utilizados pelos brasileiros.

Esse sucesso é facilmente justificado, pelo fato da rede proporcionar grande interatividade. Afinal, além de publicações e compartilhamentos de imagens incríveis, o Instagram também permite aos usuários, a criação de pequenos vídeos.

Para arquitetos e designers, essa mídia é excelente para atrair seguidores e divulgar seus projetos. Sendo assim, vamos conhecer as 5 dicas para atrair clientes através do Instagram!

5 Dicas para atrair clientes através do Instagram

 

Nos últimos anos o Instagram adotou uma série de recursos reservados a empresas. O intuito é impulsionar negócios de diversos segmentos, a fim de melhorar o engajamento na rede, e claro, aumentar o faturamento da própria mídia.

Quando o assunto é arquitetura e decoração, o cenário parece ser ainda mais favorável. Isso porque, milhares de pessoas estão buscando por ideias para decorar seus ambientes e tornar suas casas ainda mais belas.

Inegavelmente, os profissionais que souberem tirar o máximo de proveito desses recursos, sairão a frente de seus concorrentes. Por isso, anote aí nossas dicas e mãos à obra:

 

  • Crie um perfil de empresa no Instagram

 

A primeira dica parece óbvia, mas tem muitos profissionais de arquitetura que ainda não entenderam a diferença básica entre os dois tipos de perfis.

O perfil profissional, oferece recursos de vendas, que o perfil pessoal não possui. Além disso, ele é dotado de uma ampla possibilidade de interação com os usuários, o que é excelente para nutrir o relacionamento com o cliente.

Passo a passo para criar um perfil profissional no Instagram:

  • Crie uma conta pessoal na rede;
  • Clique em “Perfil”;
  • Clique na engrenagem;
  • Acesse “Mudar para perfil comercial”;
  • Uma tela com o botão “Instagram para Empresas” irá se abrir. Em seguida, clique em “Entrar com Facebook”;
  • Na tela seguinte, clique em “Ok”;
  • Configure seu perfil profissional;
  • Pronto!

Feito isso, agora é só seguir nossas próximas dicas!

 

  • Defina sua identidade na rede

Para criar um perfil profissional no Instagram, a sua página precisa ter um estilo bem definido. Ou seja, o seu Instagram deve representar as características do seu trabalho, como o uso de técnicas exclusivas, definição de uma paleta de cores etc.

Utilize uma logo em alta resolução como imagem de perfil, e escolha um nome original e fácil de memorizar. 

Durante esse processo, o ideal é criar um planejamento de conteúdo. Nele você pode definir um cronograma de publicações e escolher imagens do seu portfólio, ou mesmo, de projetos recentes e em andamento.

Lembre-se de que seu perfil precisa ser único e se destacar dos demais. Por isso, foque naquilo que você faz de melhor!

Além disso, seus valores e seus objetivos profissionais, devem estar nítidos para os seguidores. Para isso, crie publicações com pequenos trechos (entre 150 a 300 palavras, no máximo) contando um pouco sobre sua trajetória profissional.

 

  • Anuncie sua área de atuação

 

Se você está começando agora, provavelmente não possui um nome consolidado no meio. Mas isso não deve ser considerado um grande problema. Na verdade, existe outro modo de mostrar seu trabalho sem utilizar o seu nome.

Você pode escolher um nome para o perfil que retrate a sua área de atuação, visando sempre, aquilo que você deseja vender em seus projetos.

 

  • Utilize as hashtags para atrair clientes no Instagram

 

No Instagram, o uso de hashtag torna-se quase que obrigatório para todo perfil de negócios. Afinal, através delas é possível potencializar suas publicações na rede.

As hashtags são links que identificam um determinado grupo de conteúdo, a partir daí, elas geram maior engajamento para os termos, divulgando-os amplamente para todos os usuários do Instagram.

Quando um usuário clica em uma hashtag, ele recebe todas as publicações listadas com aquela palavra, que acaba se transformando em uma palavra-chave (termo específico de procura).

Em linhas gerais, quando um arquiteto ou design de interiores utiliza hashtags em suas publicações, consegue melhorar a ‘qualidade de seus seguidores’. Ou seja, esse processo qualifica os leads (clientes em potencial) e aumenta as chances de obter novos clientes.

E é por causa disso, que as hashtags estão na nossa lista com 5 dicas para atrair clientes através do Instagram!

 

  • Use e abuse do Stories 

 

O Stories, é uma das principais ferramentas do Instagram, se não for, a mais importante! 

Ele consiste em oferecer aos usuários a possibilidade de criar e publicar pequenos vídeos (são 15 segundos para explorar o máximo de criatividade que você tem).

Os vídeos e imagens publicados no Stories do Instagram, ficam disponíveis para visualização durante 24 horas, depois disso, a própria plataforma deleta automaticamente.

Mas existe um adendo: você pode adicionar os stories em uma aba fixa, posicionada em seu perfil, chamada de “Destaques”. 

Um dado importante sobre o Stories, é que o Instagram garante que diariamente, mais de 400 milhões de usuários assistem aos Stories uns dos outros. Portanto, é preciso ser sábio e garantir sua parcela dessa audiência. 

Para criar Stories de sucesso, você pode:

  • Usar aplicativos para editar e animar vídeos e imagens;
  • Criar vídeos com dicas sobre decoração e paisagismo;
  • Crie blocos semanais, com enquetes e perguntas;
  • Criar transmissões ao vivo.

Como tirar uma boa foto e atrair clientes através do Instagram?

Nem todo mundo sabe fotografar perfeitamente, mas existem algumas técnicas simples que podem te ajudar nessa tarefa:

Se você for tirar foto de um projeto, o ambiente precisa estar bem iluminado. Isso é muito importante para garantir que a foto saia boa para publicação! 

Em suma, iluminação é tudo! E assim como você utiliza a luz em seus projetos luminotécnicos, precisará aprender a utilizá-la a seu favor em suas imagens para o Instagram.

Outra dica, é utilizar de elementos visíveis que podem incrementar ainda mais a imagem. Objetos coloridos, como quadros, pendentes e cadeiras – podem criar um efeito interessante nas imagens.

Além disso, considere o enquadramento das fotos, deixando em primeiro plano, os elementos que você deseja destacar.

Por fim, para atrair clientes através do Instagram, utilize filtros em suas publicações.

Antes de publicar cada uma das imagens, teste os filtros disponíveis. Isso pode ser feito durante a navegação. Existem diversos filtros, alguns inclusive, podem salientar ainda mais os efeitos gráficos de cada trabalho.

Conclusão

No geral, para atrair clientes através do Instagram você precisa seguir um conjunto de técnicas, que vão promover seu trabalho e te colocar entre os melhores arquitetos do país.

Recapitulando:

 

  • Crie um perfil profissional;
  • Crie um planejamento editorial;
  • Defina sua área de atuação;
  • Utilize imagens de qualidade e alta resolução;
  • Coloque descrição nas imagens;
  • Use hashtags;
  • Utilize o Stories;
  • Edite suas imagens;
  • Publique com frequência.

 

Depois é só monitorar os resultados e ir ajustando suas estratégias de publicação, como por exemplo, definir os melhores dias e horários para publicar e garantir um bom engajamento.

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