LEV DESIGN

12 Ferramentas para Criativos – Do Design ao Gerenciamento

compartilhe

No cenário atual os designers tem conquistado um papel importante. Gráficos e projetos com mídias visuais cada vez mais presentes na nossa rotina e nas redes sociais.

Hoje existe uma variedade de ferramentas e aplicativos que podem deixar o trabalho mais prático. Vamos conferir algumas opções.

Introdução

Quais as melhores ferramentas

Para desenhar hoje em dia existem softwares que ajudam na hora de expressar a criatividade. E para atividades de gerenciamento, também existem aplicativos que auxiliam em atividades da rotina e administrativa, seja de um escritório ou até mesmo organizando um fluxo de trabalho para quem é autônomo.

Quando as informações estão bem organizadas e detalhadas, você consegue mais produtividade junto a sua equipe ou até mesmo alinhado com serviços de terceirizados. Essa dinâmica pode criar uma fluência para você agir e revisar um projeto de maneira prática.

O trabalho em 2D

 

As ferramentas digitais disponíveis no mercado ajudam o profissional da área criativa a produzir melhor a sua proposta para o produto ou espaço.

O desenho no papel foi aperfeiçoado e trazido ao dia a dia através de programas que melhoram o aspecto do projeto e da imagem tanto para parte gráfica em 3D quanto em 2D.

E aqui segue a lista de alguns programas em 2D, que facilitam a produção gráfica dentro da demanda de um escritório se tornando quase obrigatório para qualquer tipo de profissional criativo, seja designer ou estudante ou profissional de áreas de desenho e arquitetura.

Para a parte gráfica, podemos começar direto com o pacote Adobe.

Adobe Photoshop

O Photoshop é um dos programas mais conhecidos da Adobe. E é utilizado no mundo todo por designers que desejam melhorar suas imagens, editar fotos e até mesmo criar elementos em 2D.

Adobe Illustrator

O Illustrator é um programa mais orientado para imagens vetoriais como produção de banners, flayers, produção de logotipos. Q fato dele trabalhar com vetorização, deixam as linhas dos projetos de forma mais precisa, sem perder qualidade no trabalho.

Adobe In Design

E temos também o InDesign que usamos para lidar com documentos como: e-books, produção e diagramação de pranchas de projeto, produção de infográficos, e-books, livros.

Ou seja, um trabalho mais editorial que permite você construir uma história e uma apresentação geral do projeto.

Agora vamos partir para as dimensões do 3D

Alguns tipos de trabalho podem ser desenvolvidos somente através de desenhos em 2D, porém, faz parte da rotina tanto de arquitetos, quanto de artistas que produzem vídeos comerciais, uma representação tridimensional.

Para produção de maquetes eletrônicas, cenários virtuais, apresentação para o cliente desde a fase de concepção, até apresentação final podem ser feitas com aplicativos e programas específicos.

SketchUp

É o mais utilizado para produção de uma modelagem 3D.

Esse programa é considerado uma ferramenta básica para desenvolver projetos tanto de arquitetura, design de interiores, cenografia, marcenaria e produtos.

Eles tem versões gratuitas e pagas e são muito fáceis de serem compreendidas para o trabalho na área.

E não só para as áreas de arquitetura e interiores, mas também para desenvolvimento de produtos como: móveis, objetos decorativos, estudos para visual merchandising, entre outras aplicações.

Nós da Lev temos todo um minicurso voltado para quem quer aprender a dar os primeiros passos no SketchUp de forma simples e gratuita, para acessar é só clicar nesse link.

https://levdesign.com.br/sketchup-primeiros-passos/

 

3D Studio Max

O software 3D Max é voltado também para produção tridimensional do ambiente em 3D e maquetes eletrônicas.

A grande diferença desse programa é que ele possibilita também a produção de animações elaboradas por grandes estúdios de efeitos visuais.

O 3D Max possui uma certa complexidade de ações e não é tão intuitivo quanto SketchUp por ser um programa que abrange outras complexidades como animação de personagens etc.

 

Cinema 4D

É voltado também para produção de modelagem tanto para arquitetura e interiores porém, muito utilizado por designers gráficos para produção de publicidade e material para divulgação de marcas.

Ele tem uma interface voltada para animações focadas em produto e publicidade.

 

V-Ray

Todos os programas citados de 3D têm a interface do Plugin V-Ray, que é um aplicativo que funciona dentro desses programas, e que permite inserir características realísticas ao modelo que você desenvolve.

O V-Ray é o responsável pela sua modelagem ficar parecida com uma foto.

 

Gerenciamento

Para conseguirmos mais produtividade e melhores resultados precisamos nos organizar dentro do dia a dia e da rotina.

Essa condição é fundamental e não deve ser diferente para profissionais criativos que muitas vezes repudiam a organização e rotina.

Precisamos controlar o andamento dos projetos e fazer a gestão do desenvolvimento deles, levando em consideração desde a parte criativa até a execução desse projeto.

Vamos mostrar uma lista de aplicativos que podem ajudar você a definir suas metas e atribuir as suas prioridades para criar um fluxo no desenvolvimento dos seus projetos.

 

MS Project

O programa padrão para gerenciamento de projetos é o MS Project desenvolvido pela Microsoft.

Ele dá uma visão detalhada de todos os processos e tarefas dentro do seu projeto estimando períodos para execução de cada etapa do projeto.

Existem trabalhos muito complexos e que precisam ser quebrados em várias atividades menores com equipes diferentes, e o Project ajuda com essa visão.

Porém é um software bastante complexo e de difícil entendimento à primeira vista pois não é tão gráfico e requer muito conhecimento do software.

 

Asana

O Asana é uma novidade no mercado. É um aplicativo online em que você consegue inserir tarefas e ações e controlar o tempo de cada delas.

A diferença do Asana é o controle gráfico e a praticidade do online. Além de ser bastante intuitivo, simples e bem fácil de modificar.

A versão online gratuita permite criar as tarefas e compartilhar com sua equipe.

Já na versão paga você tem acesso a um painel de cronograma que a partir dele consegue visualizar em uma linha do tempo cada tarefa e as pessoas envolvidas nele. Facilita bastante o gerenciamento junto à equipe.

Tarefas

Wuderlist e To Do Ist

Os dois aplicativos funcionam para criação de checklist com datas programadas.

É muito útil para criar e monitorar a execução das tarefas. Você pode inserir prazos e criar alertas, bem como definir a prioridade de execução das tarefas mais latentes das menos importantes.

Pela simplicidade desses aplicativos você consegue criar um ritmo e medir quantas tarefas consegue demandar no tempo previsto.

Trello

Das ferramentas de gerenciamento, o Trello é a mais utilizada por todo tipo de profissional hoje em dia.

Com interface simples e intuitiva as tarefas ficam colocadas dentro de quadros que podem ser manipulados por toda equipe.

Esses cartões podem ser vistos e compartilhados sem complicações por qualquer membro.

O plano gratuito é muito abrangente e cria uma boa estrutura para você desenvolver e separar cada tarefa do seu escritório ou até mesmo do seu projeto.

Dentro dele você consegue inserir imagens, criar checklists, anexar documentos, notificar a equipe quando a tarefa está concluída etc.

E você? Já usa algum desses aplicativos no seu dia a dia? Tanto 2D ou 3D ou mesmo aplicativos para gerenciamento?

Conta que pra gente nos comentários.

E envie sugestões que ficaram de fora da lista.

 

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.