LEV DESIGN

07 passos para criar um Portfólio Design Poderoso

compartilhe

portifolio-profissional

O Portfólio Design é essencial para a carreira de todo profissional, principalmente, daqueles que precisam se destacar por sua criatividade e particularidade.

No universo dos designers, ganha maior visibilidade aquele que possuir técnicas para oferecer com inteligência, soluções para pessoas que buscam inovar e atrair outras pessoas.

O que nos leva a crer que, criar um portfólio design é um ciclo de prospecção. Afinal, o designer precisa atrair novos clientes que por sua vez, desejam atrair novos clientes.

Em linhas gerais, tudo o que você precisa para criar um portfólio design poderoso é: aperfeiçoar seu trabalho, por meio de cursos, palestras e workshops que irão favorecer seu crescimento e darão maior credibilidade para o seu trabalho. Além disso, você pode começar o seu portfólio, seguindo as dicas descritas nesse artigo. Confira a seguir!

Razões para Criar um Portfólio Design 

Primeiro é preciso compreender quais as razões para criar um portfólio, aliás, essa é a premissa para começar a construir uma carreira de sucesso!

Tenha em mente que seu cliente precisa de algo para analisar seu potencial. E não se iluda, achando que ele fará isso apenas com você! Na verdade, ele quer estar munido de vários outros portfólios para comparar ao seu.

Muitos artistas, sejam eles arquitetos, designers, fotógrafos, ilustradores, enfim, diversos profissionais temem essa comparação, mas saiba que ela é justificável!

Todo grande cliente em potencial, espera extrair ao máximo das habilidades do designer. Isso porque, esse profissional será o responsável por dar vida à uma história.

Quando você cria uma marca, você dá origem a uma narrativa que tem por obrigação responder as expectativas de muita gente! E nesse caso, estamos falando dos consumidores. Portanto, é natural que o seu cliente cobre muito de você!

E justamente criar um portfólio design poderoso é imprescindível para que você se destaque dos demais!

sala reunião

Como montar um portfólio profissional

Mas não se assuste! Existem excelentes ferramentas que poderão te ajudar nessa empreitada, clique aqui e saiba mais! 

As plataformas, os cursos disponíveis, os profissionais capacitados que trabalham em prol de alunos que estão entrando nesse mundo agora, mas que querem extrair o máximo de conhecimento relacionado à área – tudo isso, pode te ajudar a montar um portfólio profissional.

Inclusive, existem sites que disponibilizam ferramentas gratuitas para download, com conteúdo exclusivo para alavancar a carreira de qualquer designer. 

Sendo assim, o estudo, o aperfeiçoamento, a didática fora da sala de aula, são fatores primordiais para montar um portfólio poderoso! 

 

07 Passos para criar um Portfólio Design Poderoso

 

E quais são os passos essenciais para a criação de um MEGA PORTFÓLIO?

Anote aí:

# 01 – LOGOTIPO 

Em seu portfólio o logotipo é sua fotografia 3×4. Ou seja, é ele quem precisa atrair seu cliente. Afinal, se você é capaz de criar um logo criativo, significa que seu trabalho tende a ser igual.

Seu logotipo deve possuir características que representem sua personalidade e seu estilo, desde que seja legível e compatível ao restante do layout.

Seguindo essas dicas básicas sobre logo, você já é capaz de atrair os olhos de novos clientes e fisgá-los rapidamente.

# 02 – EXCELÊNCIA  

Revele ao mundo todo o seu talento! 

Nesse passo é importante colocar em seu portfólio o que há de melhor em seu trabalho, sempre dando ênfase àquilo que você sabe produzir com maestria!

Por exemplo, considere criar um portfólio design com:

  • Projetos premiados durante a graduação;
  • Projetos que foram concretizados;
  • Projetos selecionados para concursos.

Os clientes gostam de ser impressionados! Aproveite e use isso a seu favor!

# 03 – FOCO

foco

Qual é o seu principal objetivo profissional? Evite ser aquele designer que ‘atira para todos os lados’.

Os clientes precisam de profissionais objetivos, que sabem onde querem chegar e como querem construir o seu próprio caminho.

Se você quer ser um desenvolvedor de sites, foque nisso com todas as suas forças. Mas se deseja criar ebooks, foque nesse objetivo e vá até o fim!

# 04 – ORGANIZAÇÃO 

Ter organização é o princípio básico para criar um portfólio design poderoso!

Desenvolva um projeto baseado em conceito e inovação, porém, organizado.

Facilite a vida de seu cliente, criando um portfólio de fácil navegação. Por exemplo:

  • Crie abas;
  • Separe por categorias;
  • Utilize ícones;
  • Distribua as cores em degradê;
  • Crie um layout clean.

Esses detalhes fazem toda a diferença entre um portfólio mediano e um incrível portfólio!

# 05 – LAYOUT

Quando falamos em layout clean, estamos frisando a importância de ter um site de fácil acesso, que dê visibilidade a dados relevantes, como telefone, e-mail, redes sociais, etc.

Seu cliente merece uma informação clara e objetiva! E por mais criativo que seu site seja, ele precisa fazer o cliente ganhar tempo!

# 06 – SATISFAÇÃO 

Quer reafirmar a qualidade do seu trabalho? Insira em seu portfólio, depoimentos de clientes satisfeitos!

E para conseguir prospectar novos clientes que confiem em seu trabalho, é preciso criar boas apresentações. Para isso, nada melhor que participar de uma consultoria empresarial que irá te preparar para o mercado e te colocar à frente dos concorrentes.

#07 – HISTÓRIA

historia escrita

Conte sua história, mas conte com amor!

É preciso colocar afeto em tudo o que faz. E demonstrar esse sentimento em seu projeto, é uma maneira de alinhar suas ambições às expectativas dos clientes.

Humanize seu portfólio, fale sobre sua trajetória e sobre como você chegou até aqui. Seja amigável e demonstre gratidão por tudo o que já conquistou!

Esse passo é fundamental para a construção do seu portfólio design poderoso, visto que, é ele quem realmente revela o que você é e quais são suas perspectivas para o mundo.

E então, depois de descobrir os 07 passos para a criação do seu portfólio, nada melhor que conversar com quem é expert no assunto. Entre em contato conosco e vamos bater um papo sobre sua carreira!

Ah! Não esquece de convidar os amigos para conhecer nosso site e nosso conteúdo!

 

Continue lendo

Outros Artigos

Qual é a lição que podemos tirar do Fyre Festival

Uma das questões que mais negligenciamos no nosso dia a dia é o planejamento das nossas tarefas. 
É possível enxergar em diversos seguimentos como a falta de planejamento pode acabar facilmente com uma empresa ou o trabalho de uma pessoa. 
Um grande exemplo disso é o evento Fyre Festival. O caso ocorreu em 2017 e até hoje é lembrado pela velocidade em que chegou ao gosto do público, e principalmente na rapidez em que virou um verdadeiro fracasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.